Pesquisar
woman-1822459_1920-300x300-6970588-9247074-8601140

10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo Brasileiro

Dentro de um período de transições, o Romantismo marcou o início do processo de independência da Colônia – de 1808 a 1836 – e foi dividido em três gerações.

Atividades

10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo Brasileiro

10 atividades sobre gerações do romantismo brasileiro

Dentro de um período de transições, o Romantismo marcou o início do processo de independência da Colônia – de 1808 a 1836. No território, atualmente conhecido como Brasil, havia pouquíssimo livros, os quais eram limitados aos conventos; não havia universidades e o acesso ao conhecimento escrito era muito restrito. Assim, com a chegada da Família Real, a Imprensa Régia possibilitou a impressão de livros em território nacional, visto que antes dessa medida deveria haver autorização prévia de Portugal. Logo, os romances de folhetim passaram a ser impressos em alta escala, de forma fragmentada e publicados diariamente nos jornais, evoluindo para as conhecidas telenovelas. Esse grande passo na Colônia permitiu o acesso à leitura para as camadas inferiores da sociedade e mulheres.

Primeira Geração e sua História – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

bc3b84ac37f816cb438e42acefa36ce7-6627574-2822135-7656877-2198320

Também chamada de geração nacionalista ou indianista, foi marcada pela exaltação à natureza e consideravam o herói nacional na figura do índio.

Recursos para a atividade Primeira Geração e sua História:

• Acesso à internet;

• Computador e data-show ou TV smart;

• Capítulos 01 e 02 do documentário “O Povo Brasileiro”  Darcy Ribeiro.

Passo a passo da atividade Primeira Geração e sua História:

  1. Reproduza os capítulos indicados do documentário com o intuito dos alunos conhecerem um pouco da história da etnia honrada na literatura indianista;
  2. Em tertúlia, discutam sobre os índios e e seus costumes.

A Independência Brasileira e o Romantismo – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

No contexto histórico, a recente Independência do Brasil, absorvido pelo pensamento nacionalista-ufanista do país, fez com que os escritores deste período buscassem temáticas que definissem a identidade nacional. Logo, para compreender a temática e a linguagem da literatura indianista, precisaremos entender o processo de Independência do Brasil.

Recursos para a atividade A Independência Brasileira e o Romantismo:

• Pesquisa prévia sobre a Independência do Brasil;

• Acesso à internet;

• Computador e data-show ou TV smart;

• Folhas A4;

• Lápis e borracha;

• Canetas e lápis coloridos.

Passo a passo da atividade A Independência Brasileira e o Romantismo:

  1. Reproduza a teleaula com o intuito dos alunos revisarem sobre a Independência do Brasil. Apesar de antigo, o Telecurso 2000 é de muita qualidade;
  2. Após a conclusão do conteúdo sobre a Independência do Brasil, a fim de compreender a literatura indianista, solicite que os alunos elaborem um mapa mental a partir do que compreenderam.

 Iracema, Ícone Indianista – Atividades Sobre Gerações do Romantismo

iracema-jose-de-alencar-750x390-7293139-2957104-1568406-5755426

José Martiniano de Alencar foi um escritor, dramaturgo, crítico e político cearense, fundador do romance de temática nacional. Formou-se em Direito, iniciando atividades literárias no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Em uma de suas obras, Iracema (1865). escreveu um romance entre Iracema, a índia virgem dos lábios de mel, e Martim, um guerreiro. Apesar do amor mútuo, Iracema sabe que não pode se envolver com ele, pois se sim, morrerá. Mesmo com a premissa, passam a morar juntos em uma cabana próxima. Porém, entre as saudades da terra e o vai-vem de Martim, Iracema, após ser mãe, mas com tamanha tristeza e saudade, não produz mais leite e seu filho Moacir vem a falecer.

Recursos para a atividade Iracema, Ícone Indianista:

• Livro em PDF disponibilizado pela Biblioteca Nacional do Ministério de Cultura Brasileiro.

Passo a passo da atividade  Iracema, Ícone Indianista:

  1. Proponha um momento/prazo de leitura do livro;
  2. O conteúdo do livro pode ser acrescentado em uma prova ou em uma tertúlia.

Segunda Geração e Dias de Tristeza – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

anjo-da-morte-7901925-4262271-1043231-5904389

A segunda geração do romantismo é conhecida como a geração do mal-do-século, que foi intensamente influenciada pela poesia de Lord Byron e Musset. Por esse motivo, é também chamada de “geração byroniana”. As obras dessa fase da literatura são impregnadas de egocentrismo, negativismo boêmio, pessimismo, dúvida, desilusão adolescente e tédio. Visto que, nas décadas de 1850 e 1860, houve uma ruptura com o idealismo exagerado em relação ao nacionalismo, o que levou alguns escritores da época ao extremo pessimismo. Logo, os jovens desse período não se sentiam atraídos pelos ideias da Revolução Francesa, preferindo voltar-se ao mundo íntimo, tendo um apego ao álcool, vícios e uma atração pela morte.

Recursos para a atividade Segunda Geração e Dias de Tristeza:

• Tertúlia: alunos em roda.

Passo a passo da atividade Segunda Geração e Dias de Tristeza:

  1. Pergunta norteadora: “Em dias de tristeza, vocês costumam ser pessimistas? Como Tentam driblar dias assim? Como costumam encará-la?”
  2. Ao compartilharem seus momentos ou um psicólogo da escola ou de alguma unidade de saúde pode ser chamado para analisá-los e conversar com os alunos sobre inteligência emocional – habilidade importantíssima, especialmente na atualidade.

Hora da Leitura do Mal do Século – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

800px-tavern_scene-1658-david_teniers_ii-7790346-6346266-3661139-8658764

Manuel Antônio Álvares de Azevedo foi um escritor brasileiro de meados do século XIX. É considerado um dos mais importantes poetas da Segunda Geração do Romantismo da Literatura Brasileira. Atuou também como dramaturgo, contista e ensaísta. Seu estilo e sua obra foram influenciadas pelos textos de Byron e Musset. Suas obras são marcadas por presença de sátiras, sarcasmos, ironias e sentimentos e os principais temas abordados por Azevedo são morte, amor idealizado, mulheres enigmáticas, fantasias, sonhos, dor, sofrimento e recordações da irmã e da mãe.

Recursos para a atividade

• O livro em PDF “Noite na Taverna” de Aluísio de Azevedo, disponibilizado pela Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura.

Passo a passo da atividade

  1. Proponha um momento/prazo de leitura do livro;
  2. Com base na obra, proponha a elaboração de uma peça de teatro que envolva toda a turma. A peça pode ser exposta ou em uma amostra de artes ou na própria sala.

Charles Aznavour e o Romantismo – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

https://youtube.com/watch?v=ZpLtJDxed5Q

Charles Aznavour é um cantor, ator e letrista francês, inclusive um dos populares e longevos da França e conhecidos no exterior. Atuou em mais de 60 filmes; compôs cerca de 850 canções em diversos idiomas como inglês, italiano, espanhol e alemão. Em 1988 foi eleito o artista do século pela CNN e em 2009, foi nomeado o embaixador da Armênia. Começou a frequentar o teatro devido ao incentivo dos pais, imigrantes armênios e artistas. Seu estouro como cantor começou quando Édith Piaf o ouviu cantar e o levou para a França e Estados Unidos da América. Aznavour canta especialmente sobre o amor. Em uma de suas canções, Hier Encore, em português ainda ontem, canta em tons de melancolia, reflexão e tristeza, a efemeridade de sua vida. Em um dos versos ele diz “Par ma faute j’ai fait le vide autour de moi” que significa “Por culpa minha, criei o vazio à minha volta“. Apesar de não pertencer à época da segunda geração romântica, a música retrata um paralelo diante ao tédio e tristeza pela vida, característico do movimento.

Ps.: O vídeo reproduz a música em paralelo a legenda em português.

Recursos para a atividade Charles Aznavour e o Romantismo:

• Acesso à internet;

• Computador e data-show ou TV smart;

Passo a passo da atividade Charles Aznavour e o Romantismo:

  1. Reproduza a música em sala de aula;
  2. Solicite que relacionem com as características da segunda geração do Romantismo.

Lira dos Vinte Anos – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

3a1e8-love-paintings-melancholy-1891-oil-on-canvas-72-x-98-cm-8881599-4815671-3642316-5526783

A obra é fruto dos dramas de um adolescente que se vê entre desejos e frustrações, vontades e decepções constantes, isto é, marca-se pela ambiguidade de uma vida ao mesmo tempo frágil e poderosa. A morbidez e na valorização de aspectos tais como a melancolia, tédio, pessimismo e vícios, Álvares de Azevedo se encontrou cansado precocemente da vida e sentia um desejo de fuga que concretizou através de sua poesia, relatando seus desencantos e receios. Apesar dos poucos anos de vida, é notória sua genialidade literária.

Recursos para a atividade O Diário e a Lira dos Vinte Anos:

• O livro Lira dos Vinte Anos de Álvares de Azevedo em PDF;

• Caderno, lápis e canetas coloridas.

Passo a passo da atividade O Diário e a Lira dos Vinte Anos:

  1. Proponha um momento/prazo de leitura do livro;
  2. Depois, proponha a retomada do diário: Esse conteúdo normalmente é ministrado para os adolescentes e, com certeza, todos devem passar pelos próprios devaneios. Por que não incentivarmos o diário como meio de canalização dos próprios pensamentos? Vamos lá!

Terceira Geração e Sua História – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

A Geração Condoreira foi caracterizada pela poesia social e libertária. Nela estão refletidas as lutas internas da segunda metade do reinado de Dom Pedro II. A Terceira Geração Romântica foi intensamente influenciada pelas ideias de Victor Hugo, devido ao teor político-social de seus poemas. Victor Hugo foi escritor, dramaturgo, poeta e político francês. Em suas obras abordou, principalmente, questões políticas e sociais; consciência social e posicionamento progressista e reformista. Porém, ainda abordou criatividade e imaginação.

Recursos para a atividade Terceira Geração e Sua História:

• Pesquisa prévia sobre o contexto histórico da terceira geração romântica e a biografia do escritor Victor Hugo;

• Folhas A4;

• Lápis e canetas coloridas.

Passo a passo da atividade Terceira Geração e Sua História:

  1. A partir do conhecimento lido, solicitem que sintetizem em um mapa mental;
  2. Pergunta norteadora: De acordo com a biografia e estilo de Victor Hugo junto ao contexto social brasileiro, por que o escritor foi tão importante para esta geração do movimento romântico?

Os Miseráveis – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

Les Misérables é um filme baseado no romance Os Miseráveis de Victor Hugo. Entre os personagens, Fantine, que enfrenta privações das necessidades mais básicas, é roubada, torna-se desempregada, prostitui-se, chegando a vender até mesmo os dentes e cabelos para mandar dinheiro para a filha. E o pior: a filha, que deveria ser criada pelo casal Thénardier, é feita de escrava e o dinheiro mandado plea mãe é roubado, extorquindo-a cada vez mais. Até que, ao conhecer Fantine, Jean Valjean – um homem marcado pela injustiça social – promete cuidar de sua filha Cossette.

Recursos para a atividade Os Miseráveis:

• Acesso à internet;

• Computador e data-show ou TV smart;

Passo a passo da atividade Os Miseráveis:

  1. Reproduza o filme em sala de aula ou recomende-o para assistir em casa.
  2. Discutam sobre o filme e as características referentes a terceira geração do romantismo.

Linha Romântica do Tempo – 10 Atividades Sobre Gerações do Romantismo

romantismo-no-brasil-6616128-scaled-7809454-7893337-3567974

Os romances de folhetim passaram a ser impressos em alta escala, de forma fragmentada e publicados diariamente nos jornais, evoluindo para as conhecidas telenovelas. Esse grande passo na Colônia permitiu o acesso à leitura para as camadas inferiores da sociedade e mulheres. No Brasil, o romantismo tratou da identidade nacional e o índio; o carpem diem e poesia social-libertária, respectivamente, em suas gerações.

Recursos para a atividade Linha Romântica Do Tempo:

• Fita vermelha larga;

• 06 cartolinas;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

• Espaço na parede.

Passo a passo da atividade Linha Romântica Do Tempo:

  1. Sugerir uma leitura prévia sobre o contexto histórico do romantismo;
  2. Dispor a fita vermelha larga em forma de uma grande seta ao longo de uma parede disponível;
  3. Separar os alunos em 03 grupos e cada grupo deve dispor de 02 cartolina e os materiais necessários para elaborar um quadro ilustrativo de um dos principais pontos do período romântico brasileiro – uma cartolina deve conter uma esquematização do contexto histórico e a outra deve conter uma obra que a caracteriza;
  4. As cartolinas devem dispor em sequência na grande linha do tempo e apresentadas para os demais.

Fim das Atividades sobre Gerações do Romantismo

Olá, espero que tenham gostado. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

Calculadora de Pagamento Mínimo de Cartão de Crédito ℹ️ Esta...

Trabalhar com atividades de quebra cabeça de halloween na sala...

As atividades com moldes alfabéticos de halloween, foram preparadas exclusivamente...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

Calculadora de Pagamento Mínimo de Cartão de Crédito ℹ️ Esta...

Trabalhar com atividades de quebra cabeça de halloween na sala...

As atividades com moldes alfabéticos de halloween, foram preparadas exclusivamente...

Ensinar as letrinhas de forma lúdica às crianças requer um...

O dia das bruxas está bem perto e para comemorar...

As atividades com crianças na escola colorir, ajudam as crianças...