Pesquisar

Romeu e Julieta

Hoje vamos falar sobre a minha tragédia predileta, preparados?

Romeu e Julieta

É difícil falar de Shakespeare e de Romeu e Julieta sem ser extensivo, tendo em vista que a peça foi escrita há mais de 400 anos e desde então vem sendo objeto de inumeráveis estudos, não restritos a área de Literatura.  William Shakespeare, dramaturgo inglês do final do século XVI e início do século XVII é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos, tido por alguns como principal referência na literatura ocidental.

“Vir depois de Shakespeare, que escreveu a melhor prosa e a melhor poesia na tradição ocidental, é um destino complexo, uma vez que a originalidade se torna singularmente difícil em tudo que mais importa: a representação de seres humanos, o papel da memória no conhecimento, o alcance da metáfora na sugestão de novas possibilidades na linguagem. São excelências particulares de Shakespeare, e ninguém o igualou como psicólogo, pensador ou retórico”.[1]

RETRATO DE SHAKESPEARE, PINTADO POR GERARD SOEST 20 ANOS APÓS A MORTE DO AUTOR.
romeu-e-julieta16-1-4560988-6982919-3311693

Quem foi Shakespeare? Autor de Romeu e Julieta

Shakespeare (1564-1616) nasceu em Stratford-Upon-Avon, Inglaterra. Filho de um próspero comerciante, não se sabe ao certo se recebeu educação formal. Se casou com uma mulher mais velha, Anne Hathaway, e com ela teve três filhos. Por volta de 1590 deixou a família e foi para Londres trabalhar como ator e escritor de peças teatrais. O sucesso veio logo, tornando-se o principal dramaturgo da Inglaterra, o favorito de Elizabeth I e James I.

Qual a principal temática de Romeu e Julieta?

O principal tema da peça é a força do amor. Mas aqui o amor é violento, extasiante, uma força onipotente que se sobrepõe a todos os valores, lealdades e emoções.  Uma emoção poderosa, brutal, que captura os indivíduos e os catapulta contra o seu mundo, e, às vezes, contra eles mesmos. A violência também permeia toda a trama, sempre atrelada à paixão, embora a paixão seja amor ou ódio. O amor de Romeu e Julieta os leva a quebrar regras: eles seguem se encontrando mesmo sabendo que suas famílias são rivais, Romeu entra às escondidas na casa de Julieta para vê-la e volta a cidade depois de ser banido quando recebe a notícia da morte da amada. Pode-se dizer que o conflito de interesses entre o individual e o social também é um dos grandes temas subjacentes à história. No tocante à simbologia da trama, a poção é um elemento que merece destaque. Frei Lorenzo ressalta que cada planta, cada raiz e cada pó possuem propriedades específicas, e tudo que existe na natureza pode ser usado para bons ou maus fins. A poção simboliza a tendência humana de transformar coisas boas em armas letais.

Resumo da história de Romeu e Julieta

Na cidade de Verona existem duas famílias rivais, os Montecchio e os Capuleto. Os dois únicos descendentes de cada uma das famílias, Romeu Montecchio e Julieta Capuleto, se conhecem numa festa na casa dos Capuleto (na qual Romeu entrou disfarçado e com a intenção de encontrar Rosaline, moça por quem estava interessado). Os dois se apaixonam perdidamente e se encontram às escondidas. Com a ajuda de Frei Lorenzo, o casal se casa numa cerimônia secreta. Pouco depois do casamento, Mercutio, melhor amigo de Romeu, morre não mãos do primo de Julieta, Teobaldo. Para vingar a morte de Mercutio, Romeu mata Teobaldo e é expulso da cidade. A família de Julieta, que desconhece seu matrimônio, anuncia que ela se casará em breve com Paris. Frei Lorenzo arquiteta um plano: no dia do casamento, Julieta beberá uma poção que a fará parecer morta, ela será levada ao mausoléu de sua família onde se encontrará com Romeu. Julieta coloca o plano em prática, é dada como morta e lavada para o mausoléu da família. Romeu fica sabendo da morte de Julieta antes que a mensagem de Frei Lorenzo contando sobre o plano chegue até ele. Romeu compra um frasco de veneno e regressa a Verona para morrer ao lado do corpo de sua amada. No cemitério, Romeu encontra Paris, os dois lutam e Paris acaba morto. Romeo bebe o veneno e morre ao lado de Julieta, que ainda se encontra sob o efeito da poção. Julieta acorda e Frei Lorenzo lhe explica o ocorrido. Julieta se suicida com o punhal de Romeu. A tragédia sela a paz entre os Montecchio e os Capuleto.

Sônia Oiticica e Paulo Porto encenam Romeu e Julieta (1938)

romeuejulieta1-1-1574234-3630090-5486128

Ideias para trabalhar Romeu e Julieta na escola

  • O livro pode ser usado no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, História, Filosofia e Artes.
  • Certamente todos os alunos já ouviram falar sobre a história de Romeu e Julieta, muitos provavelmente já viram alguma de suas muitas adaptações para o cinema ou mesmo referências presentes em séries de televisão e telenovelas. Isso é um ponto positivo, pois conhecer o texto original de uma história que já é de certa forma familiar desperta uma curiosidade natural.
  • O fato ser uma história de amor entre jovens também tem forte apelo temático para os alunos dessa faixa etária.
  • Numa abordagem histórica, primeiramente deve-se abordar o contexto histórico no qual a obra e o autor se inserem. É possível trabalhar a questão da literatura como fonte histórica e sugerir aos alunos que durante a leitura da obra prestem especial atenção aos elementos que forneçam informações sobre o modo de vida na época em que a trama se passa, fazendo todas as ressalvas pertinentes.
  • Para todas as disciplinas, uma opção é propor aos alunos uma leitura dramática. Cada estudante fica responsável por ler as falas de determinado personagem e, dessa forma, além de garantir a leitura em sala das cenas mais importantes, o professor ao mesmo tempo está desenvolvendo a criatividade e habilidade de improvisação dos alunos.
  • O livro também oferece diversas opções de atividades em produção textual. Ao optar por esse tipo de atividade, que pode incluir desde o resumo da obra até uma análise histórico-literária, o professor tem de lidar com um problema: por ser uma obra tão amplamente difundida e estudada, também abundam, sobretudo na internet, materiais que os alunos podem usar não apenas como referência na hora de compor seu texto, e sim parafraseá-los, o popular “pegar um trabalho na internet”. Este é um problema que atinge todos os professores, em todas as disciplinas e segmentos do ensino. Apresentar o livro de uma forma que realmente motive os alunos em lê-lo pode ser mais eficaz do que as ferramentas de detecção de plágio (que também são muito úteis).
  • Romeu e Julieta teve várias adaptações para o cinema que podem complementar a leitura da peça.

Principais personagens de Romeu e Julieta

Romeu- Representa o arquétipo do jovem apaixonado: ousado, intenso, capaz de matar e morrer pela mulher amada.

Julieta- No início da trama, aparenta um comportamento tímido e submisso em relação a família, mas o amor por Romeu desencadeia uma verdadeira metamorfose que a transforma numa mulher capaz de apunhalar o próprio coração ao perder o ser amado

Mercutio- O melhor amigo de Romeu se destaca pela sagacidade, apresentando sempre intervenções críticas e contundentes. Seu nome provavelmente é uma referência ao deus da comunicação, Mercúrio.

Frei Lorenzo- Personagem central na articulação da trama e cercado por mistérios. Representa a religião. Sua intenção de usar o amor entre Romeu e Julieta para dar fim ao conflito civil em Verona denota sua faceta política. Seu conhecimento místico (é ele quem prepara a poção que faz Julieta parecer morta) é incompatível com função de religioso católico. A dúvida se a tragédia da morte dos dois jovens se decorreu de uma falha no plano ou era parte dele não é esclarecida.

Melhores links da internet sobre Romeu e Julieta

https://youtube.com/watch?v=iE1WRc9ums8
  • Romeu e Julieta Filme completo dublado
https://youtube.com/watch?v=mPoIVgQBDbU

[1] BLOOM, H. O cânone ocidental. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.p-19

Obrigado!

Obrigado por curtir Romeu e Julieta, sem dúvidas você é uma pessoa maravilhosa!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

A dinâmica com números representa uma das ferramentas pedagógicas mais...

Nada como chocolates para motivar um grupo. Neste post, você...
Neste post, você encontrará diversas dinâmicas sobre família que com...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

A dinâmica com números representa uma das ferramentas pedagógicas mais...

Nada como chocolates para motivar um grupo. Neste post, você...
Neste post, você encontrará diversas dinâmicas sobre família que com...
Neste post, você encontrará diversas dinâmicas sobre oração que com...
As dinâmicas de perdão tem a função de unir pessoas...
Precisa de algumas ideias para aprimorar a reunião de pais...