Planos de Aula do Ensino Fundamental II – Dia da Consciência Negra
Planos de Aula do Ensino Fundamental II sobre o Dia da Consciência Negra
Neste trabalho reuni um plano de aula, aliais, alguns planos de aula sobre o Dia da Consciência Negra destinados aos alunos do Ensino Fundamental II. Estes planos de aula foram garimpados da internet, sendo, na minha opinião, o que melhor se consegue encontrar sobre o tema. Espero que goste!
Sem dúvidas, é possível abordar o dia da consciência negra sobre diversas perspectivas. A escravidão no Brasil de fato foi abolida, mas ainda existem práticas de trabalhos análogos à escravidão. Entender os conceitos de liberdade, de igualdade, de discriminação e de trabalhos análogos à escravidão ajuda a desmascarar o preconceito e a opressão, ainda vividos nos dias de hoje. E por fim, devemos conscientizar os alunos. Só assim, lutando incondicionalmente pela igualdade da pessoa humana é que teremos o Brasil e o mundo livres das correntes mentais ainda aprisionam grande parte de nossos cidadãos.
Plano de aula – Zumbi dos Palmares e a Resistência Negra
O plano é composto por 4 etapas e finda com uma avaliação, por meio de observação no engajamento dos alunos, com a realização de pesquisas e relatórios. Eles visam analisar se o aluno compreendeu a situação da época, a importância dos quilombos e de Zumbi dos Palmares como ícones na luta contra a escravidão.
Duração: cerca de quatro aulas
Material: Mapa da África, Planta do quilombo São Gonçalo – RJ, planta do quilombo “buraco do tatu”, constituição: Art. 216, § 5º; Art. 68; Art. 5º, XLII) além ainda da lei 10.639/2003 e do filme Amistad (EUA, 1997), dirigido por S. Spielberg.
Plano de aula – Trabalho escravo contemporâneo
Compreende turmas de 6º ao 9º ano.
Material: imagens de trabalhadores em condições de escravidão e textos sobre o tema.
Em suas seis etapas o plano ensina ao aluno os conceitos de escravidão através de um passo-a-passo. E é eficiente no que diz respeito a dizer que ela pode e deve ser combatida; afinal, o direito a liberdade é universal.
Plano de aula – O xadrez das Cores e a Consciência Negra: O que aprendemos?
O processo de avaliação leva em consideração os seguintes fatores: participação do aluno, registros no caderno e exposição oral. No caso de haver algum deficiente auditivo em sala, o mesmo poderá expressar-se por meio de desenho ou texto. Além disso, poderá assistir o filme com legenda.
Duração: duas aulas.
Material: Filme “O xadrez das cores”, TV e DVD (ou projetor no caso de computadores e notebooks), caderno e lápis.
Plano de aula – Trabalho escravo contemporâneo – Geografia em rede
Duração: conforme a abordagem do professor. Pode variar de uma a três aulas.
Material: papel, caneta, lápis e tudo o que possa ser utilizado para a confecção de um mural.
https://geografiaemrede.wordpress.com/2015/05/12/trabalho-escravo-contemporaneo/
Agradecimentos
Por favor continue passeando pelo Demonstre. Obrigado!