A place where you need to follow for what happening in world cup

Planos de Aula do Ensino Fundamental II – Dia da Consciência Negra

0

Planos de Aula do Ensino Fundamental II sobre o Dia da Consciência Negra

Neste trabalho reuni um plano de aula, aliais, alguns planos de aula sobre o Dia da Consciência Negra destinados aos alunos do Ensino Fundamental II. Estes planos de aula foram garimpados da internet, sendo, na minha opinião, o que melhor se consegue encontrar sobre o tema. Espero que goste!

cid3301013-1-6307038-5237185-8473990

Sem dúvidas, é possível abordar o dia da consciência negra sobre diversas perspectivas. A escravidão no Brasil de fato foi abolida, mas ainda existem práticas de trabalhos análogos à escravidão. Entender os conceitos de liberdade, de igualdade, de discriminação e de trabalhos análogos à escravidão ajuda a desmascarar o preconceito e a opressão, ainda vividos nos dias de hoje. E por fim, devemos conscientizar os alunos. Só assim, lutando incondicionalmente pela igualdade da pessoa humana é que teremos o Brasil e o mundo livres das correntes mentais ainda aprisionam grande parte de nossos cidadãos.

Plano de aula – Zumbi dos Palmares e a Resistência Negra

zumbi-dos-palmares-aula-744x484-8080665-1117001-2215899
Esse plano de aula compreende a todos os anos do ensino fundamental I, e tem como objetivo levar ao entendimento do aluno como era a vida de Zumbi dos Palmares, a organização dos quilombos, a situação de todos os escravos que fugiam e que símbolo eles acabaram se tornando, a ponto de inspirar a luta por igualdade étnica no Brasil.

O plano é composto por 4 etapas e finda com uma avaliação, por meio de observação no engajamento dos alunos, com a realização de pesquisas e relatórios. Eles visam analisar se o aluno compreendeu a situação da época, a importância dos quilombos e de Zumbi dos Palmares como ícones na luta contra a escravidão.

Duração: cerca de quatro aulas
Material: Mapa da África, Planta do quilombo  São Gonçalo – RJ, planta do quilombo “buraco do tatu”, constituição: Art. 216, § 5º; Art. 68; Art. 5º, XLII) além ainda da lei 10.639/2003 e do filme Amistad (EUA, 1997), dirigido por S. Spielberg.

Plano de aula – Trabalho escravo contemporâneo

Trabalho escravo contemporâneo
Mostra o que é o trabalho análogo escravo, as condições das pessoas que vivem sob esse regime desumano e, faz o aluno entender quais são os fatores que levam as pessoas ainda hoje a viver sob condições extremamente precárias e degradantes. Tal plano de ensino ainda vai além, possibilitando ao professor explorar a valorização do trabalho e do trabalhador. Não obstante, ensina formas de combater o trabalho análogo à escravidão.

Compreende turmas de 6º ao 9º ano.
Material: imagens de trabalhadores em condições de escravidão e textos sobre o tema.

Em suas seis etapas o plano ensina ao aluno os conceitos de escravidão através de um passo-a-passo. E é eficiente no que diz respeito a dizer que ela pode e deve ser combatida; afinal, o direito a liberdade é universal.

Plano de aula – O xadrez das Cores e a Consciência Negra: O que aprendemos?

o-xadrez-das-cores-744x465-2785610-6894140-1538407
Tem foco no 8º e 9º ano, contando com cinco etapas seguidas de uma avaliação. O objetivo desse plano de aula é mostrar ao aluno o conceito de dignidade, como a discriminação e o preconceito a prejudicam, e, aprender o que de fato é a driscriminação.

O processo de avaliação leva em consideração os seguintes fatores: participação do aluno, registros no caderno e exposição oral. No caso de haver algum deficiente auditivo em sala, o mesmo poderá expressar-se por meio de desenho ou texto. Além disso, poderá assistir o filme com legenda.

Duração: duas aulas.
Material: Filme “O xadrez das cores”, TV e DVD (ou projetor no caso de computadores e notebooks), caderno e lápis.

Plano de aula – Trabalho escravo contemporâneo – Geografia em rede

charge_quarta_trabalho_infantil-59684-744x491-3394947-2611551-9030921
Outro plano de aula com abordagem contemporânea sobre o trabalho escravo. Ele mostra a importância de compreender algumas condições de vida e preconceitos que perduraram no Brasil. Conta ainda com quatro conteúdos principais e um jogo em sala de aula.

Duração: conforme a abordagem do professor. Pode variar de uma a três aulas.
Material: papel, caneta, lápis e tudo o que possa ser utilizado para a confecção de um mural.

https://geografiaemrede.wordpress.com/2015/05/12/trabalho-escravo-contemporaneo/

Agradecimentos

Bom, aqui termina mais um texto escrito para o Demonstre. Espero do fundo do coração que você esteja gostando do que estamos montando para você. Só postamos aqui o que consideramos o melhor dos melhores, sempre sendo conteúdo original ou, em caso de posts como esse, explicitando as fontes para que vocês conheçam cada vez mais.

Por favor continue passeando pelo Demonstre. Obrigado!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.