A place where you need to follow for what happening in world cup

Mentes mais brilhantes da astronomia – Tycho Brahe

0 90

Tycho Brahe (Tyge Ottesen Brahe), um proeminente astrônomo dinamarquês do século 16 que fez observações com precisão sem precedentes em uma época anterior à chegada do telescópio. Suas observações formaram a base para as descobertas de outro grande astrônomo, Johannes Kepler.

Tycho Brahe nasceu em 14 de dezembro de 1546 em Skane, então parte da Dinamarca.

Em 1559, Tycho Brahe ingressou na Universidade de Copenhaga para desenvolver os seus estudos, nomeadamente o trivium medieval (gramática, lógica e retórica) e também o quadrivium (aritmética, geometria, música e astronomia). Em 1562 ele foi para a Universidade de Leipzig.

O grande duelo

Em 1566 houve um duelo entre Tycho Brahe e seu primo Manderup Parsbjerg, no qual o nariz de Tycho foi perdido, que ficou desfigurado como resultado. Tycho Brahe usou próteses no lugar do nariz durante toda a vida.

Em 1569 ele foi para Augsburg, onde finalmente construiu alguns instrumentos de observação astronômica.

No final de 1570, Tycho Brahe voltou para a Dinamarca devido a más notícias sobre a saúde de seu pai. No ano seguinte, seu pai morreu.

Em 1572, ele observou uma nova estrela que apareceu na constelação de Cassiopeia. Agora sabemos que era uma supernova atualmente conhecida como SN 1572 ou Supernova de Tycho. No ano seguinte, ele publicou suas observações sobre esta estrela em sua obra De Nova Stella.

Um observatório patrocinado pela realeza

Em 1576, o rei Frederico II concedeu-lhe um lugar na ilha de Hven, perto de Copenhague, para instalar um observatório astronômico. Naquela época, tornou-se o maior observatório da Europa. Deve-se notar que embora fosse um observatório astronômico, o telescópio não existia naquela época. Neste observatório, Tycho fez observações e apresentou resultados de grande precisão e qualidade.

Em 1577, Tycho observou um cometa e mostrou que tal fenômeno não é um fenômeno atmosférico como se pensava na época.

Mentes mais brilhantes da astronomia - Tycho Brahe

Em 1599, Tycho Brahe mudou-se para Praga, onde trabalhou como matemático real com Rodolfo II. Lá ele construiu um novo observatório astronômico. Em Praga, Johannes Kepler, que mais tarde assumiu o trabalho de Tycho e se tornou um famoso astrônomo, tornou-se seu assistente.

Tycho Brahe morreu em 24 de outubro de 1601. Sua morte está envolta em mistério. De acordo com Johannes Kepler, Tycho Brahe estava em um banquete e, por cortesia, não queria se levantar para urinar porque já estava ali há horas e desenvolvera um grave problema de bexiga que o teria levado à morte.

A análise moderna da morte de Tycho Brahe sugere que sua morte pode ter sido causada por envenenamento por mercúrio. Provavelmente foi um envenenamento acidental. Há também a hipótese de alguns estudiosos de que pode ter sido o próprio Johannes Kepler quem o envenenou, embora outros estudiosos do assunto rejeitem essa hipótese. O fato é que não sabemos ao certo a verdadeira causa da morte.

Na época de Tycho Brahe, pensava-se que a Terra era o centro do universo; o sol, a lua, os planetas e as estrelas giravam em torno da Terra. Este modelo mundial é denominado geocentrismo.

O Heliocentrismo antes de tycho

Antes de Tycho, havia surgido a teoria centrada no Sol, em torno do qual os planetas (incluindo a Terra) giravam. Este modelo mundial é denominado heliocentrismo. O maior defensor do heliocentrismo antes da época de Tycho era Nicolaus Copérnico.

Mas, naquela época, o heliocentrismo não era amplamente aceito. Tycho Brahe defendia um sistema “geoheliocêntrico”, ou seja, Tycho centrado na terra, com o sol, a lua e as estrelas girando em torno da terra, mas os planetas girando em torno do sol. Este modelo de mundo era essencialmente geocêntrico, mas tinha alguns aspectos de heliocentrismo, sendo conhecido como sistema Tychonico (ou Tychoniano).

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossa revisão sobre uma das maiores mentes da astronomia e quer continuar encontrando mais material de ensino de todas as disciplinas, aproveite para ler mais do Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.