Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Atividades com o jogo da memória de Natal

Jogo da memória natalino

O jogo da memória natalino, foi preparado especialmente para os alunos trabalharem em sala de aula e desenvolver mais a motricidade fina, concentração, observação e memorização de figuras e suas características.

Além disso, brincar com o jogo da memória proporciona a socialização entre as crianças, muito importante para a primeira infância. Trabalhe este conteúdo em sala de aula com os pequenos, proporcionando a eles o melhor ensinamento sempre.

Como jogar o jogo da memória natalino?

Para jogar o jogo da memória natalino, é necessário adquirir o material completo com o Minhas Atividades, imprimir e recortar, plastificando para entregar aos pequenos para brincarem durante as suas aulas junto dos coleguinhas.

A brincadeira ocorre com as cartas embaralhadas, onde a criança precisa encontrar os respectivos pares para formar um “casalzinho”. É necessário tomar cuidado com o mico, porque ele não agrega na brincadeira.

Quando é o Natal?

O Natal acontece anualmente no dia 25 de dezembro, marcando o nascimento de Jesus Cristo. Este é um período muito importante que deve ser relembrado sempre, ensinando aos alunos tudo a respeito desta época.

10 atividades para fazer no natal com as crianças!

A época de natal é uma das mais esperadas do ano por milhares de pessoas, porém você já se questionou o que fazer de divertido na companhia das crianças? Quais as formas de entretê-las em uma época do ano que contamos com verão, ondas severas de calor e muito cansaço?

Não existe maneira mais divertida de passar o tempo do que realizando atividades super legais e gostosas, que ajudam a refrescar e proporcionam momentos incríveis na companhia das crianças que se divertirão muito com você com jogo da memória natalino.

1. Papai Noel mandou

Existe a famosa brincadeira de “o mestre mandou” que é muito divertida e que pode ser feita no natal. Escreva algumas tarefas, coloque em uma meia de natal e sorteie diariamente para as crianças pegarem e fazerem uma atividade, que pode ser desde limpar o quarto, até arrumar a cama. Assim, no final, haverá uma recompensa bem legal do papai noel!

2. Caça ao tesouro natalino

Em abril, temos a caça aos ovos de chocolate e, dezembro, a caça ao tesouro de natal. Separe itens coloridos que remetam à época natalina, como anjinhos, bolinhas coloridas, doces de natal, estrelinhas ou pequenos gorros de natal.

3. Cartões de natal

Escrever cartões é muito divertido, ajuda na criatividade, imaginação e faz as crianças desenvolverem melhor a escrita. Com os cartões de natal, elas podem escrever uma mensagem especial às pessoas que mais gostam e presenteá-las no dia 25 de dezembro.

4. Assistir desenhos e filmes de natal

Assistir desenhos e filmes é muito divertido e na frente do ventilador, acompanhados de um bom refresco, é ainda melhor. Crianças adoram conteúdos como este e, quando estão junto dos pais, tudo fica ainda melhor. Vamos conhecer os títulos:

  • Operação Presente (2011), na Netflix;
  • A Estrela de Belém (2017), na Netflix;
  • Como Salvar o Papai Noel (2013), na Amazon Prime Video;
  • Klaus (2019), na Netflix;
  • Kung Fu Panda: especial de Natal (2010), na Netflix.

A Netflix e Amazon Prime Video são os dois principais serviços de streaming que mais contam com conteúdos natalinos. É possível receber sugestões das plataformas e encontrar mais títulos que chamem atenção das crianças.

5. Jogo da memória de Natal

Além de fazer um cinema em casa, há o jogo da memória de Natal que é super divertido, contém muitas peças para as crianças montarem e é a oportunidade exclusiva de trabalhar com a concentração, como forma de aprimorá-las neste desafio.

6. Pintar desenhos de Natal

Ofereça materiais que vão além de lápis de cor e canetinha, lembre do papel crepom, da tinta guache, do papel veludo e das fitas coloridas, além de glitter, purpurina, lantejoulas, barbantes que podem ser coloridos de vermelho e verde, e decorados com tons dourados.

7. Ajudar a montar árvore de Natal

Todas as crianças gostam de ajudar os pais, sendo assim, por que não deixá-las ajudarem na montagem da árvore? Convide-as para separar os lacinhos, bolinhas, meias, toucas pequenas de árvore e demais tens que serão postos em cada galho da árvore, dando-as mais autonomia na realização do processo.

8. Fazer gelatina vermelha e verde

Uma excelente opção para refrescar no verão é a gelatina vermelha e verde, que as crianças podem ajudar a preparar. Para isto, explique o que precisa ser feito, mostre o passo a passo e indique o que a criança pode ou não fazer.

A gelatina vermelha e verde, ainda em líquido, devem ser postas em forminhas de natal, que possuem opções de sinos natalinos, bonecos de gengibre, papai noel, duendes, bonecos de neve, pinheiro, gorrinhos e meias. Deixe na geladeira e remova após o período indicado estar concluído.

9. Tirar foto com o papai noel no shopping

Passear no shopping é muito gostoso, as crianças adoram e é uma excelente forma de distraí-las em época de calor. Além disso, neste centro comercial, o papai noel está disponível para tirar foto e é uma excelente oportunidade para alegrar as férias de verão dos pequenos.

10. Decorar camisa para natal

Escolha camisas brancas de algodão e separe tinta para tecido na cor vermelha e verde, purpurina ou lantejoula dourada, fitas douradas, cola universal, tesoura sem ponta, gorrinhos de feltro vermelhos, agulha e linha.

Peça que as crianças façam desenhos de árvores e decorem com tons avermelhados, usando as fitinhas para colocar ao redor da gola e das mangas. Costure o gorrinho em feltro de ponta cabeça, em que o chapéu fique com a borda virada para cima, facilitando a colocação de itens, como se fosse um bolso.

Sugestão de jogo da memória natalino

O Minhas Atividades preparou um divertido e completo jogo da memória natalino que deve ser feito em sala de aula com os alunos do ensino infantil e em casa. Este é um material que pode ser encontrado completo conosco, onde você faz a aquisição e imprime:

Conheça o nosso caderno completo acima e comemore o natal com as crianças.

jogo da memória natalino
Fonte/Reprodução: original.

Observe todas as regras falando a respeito de como a criança precisa jogar para poder brincar.

Jogo da memória de natal

No jogo da memória natalino, o aluno deve recortar todas as peças para brincar.

2
Jogo da memória natalino 4

Ao lado de cada figura, existem pontilhados pretos que ajudam no recorte.

Recortar jogo da memória natalino

Para concluir o jogo da memória natalino, o aluno deve recortar cada imagem com ajuda de uma tesoura sem ponta.

3
Jogo da memória natalino 5

Veja este material completo abaixo e lembre-se de trabalhar regularmente com o jogo da memória:

Se você gostou de nossas atividades para trabalhar de diversas formas sobre jogo da memória natalino, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino? Fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar. Acompanhe-nos também pelo Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

Investir em atividades em sala de aula é uma das...

Para trabalhar a coordenação motora fina em sala de aula,...

Ingerir uma comida saudável é muito mais discutido entre pessoas...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

Investir em atividades em sala de aula é uma das...

Para trabalhar a coordenação motora fina em sala de aula,...

Ingerir uma comida saudável é muito mais discutido entre pessoas...

Não há no mundo quem não goste de brinquedos musicais,...

Trabalhe com as atividades para montar um mural de feliz...

Temos as melhores atividades sobre colagem de palitos para você...