Oi pessoal, o texto de hoje é sobre Giroux e a educação. Espero que gostem!
Atividades
Giroux e a educação
Henry Armand Giroux nasceu em 18 de setembro de 1943, em Providence, Rhode Island, filho de Armand e Alice Giroux.
Giroux obteve seu título em doutorado na Universidade Carnegie Mellon, no ano de 1977, iniciando assim, sua carreira de professor universitário. O professor atuou na Universidade de Boston de 1977 a 1983 e depois, atuou também na Universidade de Miami, em Oxford, onde também atuou como diretor do Centro de educação e Estudos culturais.
De 1992 a 2004, atuou na Universidade Estadual da Pensilvânia, onde ele se tornou presidente da faculdade de Waterbury e também, diretor de Fórum em Educação e Estudos Culturais de Waterbury.
Mudou-se para a Universidade de McMaster, em Maio de 2004, onde atualmente ocupa onde atualmente ocupa a presidência da universidade. Em 2005, a Universidade Memorial do Canadá concedeu-lhe um doutorado honorário em letras, onde ele mora atualmente com sua esposa.
Giroux é um crítico cultural e um dos teóricos fundadores da pedagogia nos Estados Unidos. Tornou-se mais popular por seu trabalho pioneiro em pedagogia pública, estudos culturais, estudos relativos à juventude, o ensino superior, os estudos sobre mídia e teoria crítica. Como crítico, propôs reflexões sobre as teorias educacionais, escola e mais ainda, sobre os professores e seu papel no processo ensino-aprendizagem, bem como a influência dos mesmos nos alunos.
Sua obra teve como influência as teorias de Marx, mas principalmente de a de Paulo Freire, sendo um defensor da democracia radical, da juventude e do neoliberalismo. Seus livros publicados são:
- Currículo e Instrução: Alternativas na Educação – 1981
- O currículo oculto e Educação Moral – 1983
- Pedagogia Crítica, o Estado, ea luta para a Cultura – 1989
- Cultura Popular, Formação e Vida Cotidiana. -1989
- O pós-modernismo, Feminismo e Política Cultural – 1991
- Entre Fronteiras: Pedagogia e Política em Estudos Culturais -1994
- Estudos Culturais e Educação: para uma prática performativa – 1997
- Além da Universidade Corporativa: Pedagogia, Cultura e Estudos Literários no Novo Milênio.
Giroux e a educação – Influência na Educação
Como crítico, Giroux formulou uma teoria educacional como instrumento de renovação, abordando questões de importância teórica, política e pedagógica, sugerindo uma revolução no papel da educação escolar.
Seguidor das ideias de Paulo Freire e Gramsci, sempre acreditou na importância de fazer do ensino como uma forma de política cultural e, nesse sentido classificou a escola como um local onde a cultura da sociedade dominante é aprendida e prepara os alunos, não apenas para ingressarem no mercado de trabalho, mas para conformarem-se aos status que lhe são impostos, sendo assim uma agente de controle social.
Giroux estudou ainda, a organização, a atuação da escola e o papel dos educadores, pois segundo o autor, é importante que os professores assumam a responsabilidade sobre o queensiname como devem ensinar, tendo uma postura reflexiva, assumindo ainda, que são responsáveis na formação dos propósitos e no desenvolvimento da capacidade de pensar do homem.
A esse modelo de professor reflexivo, é o que ele denominada de “Intelectual transformador”, partindo do principio que toda atividade humana envolve alguma forma de pensamento, e não se pode formar uma atividade, na qual possa ser separar o funcionamento da mente.
Assim, caberia a esses professores intelectuais, não utilizar puramente a parte técnica e sim, utilizar formas de pedagogia que incorporem interesses políticos,ideológicos, trabalhar o senso critico e as relações sociais, ou seja, para ser um professor intelectual transformadordeve-se educar os estudantes para serem cidadãos.
Dessa forma, podemos refletir sobre como a atual sociedade, vem impedindo que os nossos educadores, se tornem intelectuais transformadores, sem poderem assumir todo o seu potencial como professores. Já que, desta maneira seriam um canal para despertar interesse e, abordar as questões econômicas, políticas e sociais dentro e fora das escolas.
FIM
Está gostando dessa série sobre filósofos e sua influência na educação? Semana que vem tem mais. Não deixe de aproveitar, ok?
Ah, aproveita e compartilha este texto com aquele seu amigo que precisa conhecer mais sobre Giroux.
Você também pode gostar de: