A place where you need to follow for what happening in world cup

Fontes de energia na sua casa – Infográfico

0 23

Diferentes fontes de energia são utilizadas diariamente, cada tipo de energia tem suas vantagens e desvantagens e conhecer as mais comuns ou mais promissoras é fundamental para os alunos das disciplinas de física e Química.

Pensando nisso preparamos uma lista com as fontes de energia mais utilizadas atualmente e vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Fontes de energia na sua casa

Vamos conhecer quais são as fontes de energia que estão em maior presença nas casas ao redor do mundo, vamos entender quais são.

1. Energia Solar

A energia solar é a energia do sol que é coletada por painéis solares e depois convertida em eletricidade. Sabemos que o número de proprietários que optaram por usar painéis solares para abastecer suas casas está aumentando dia a dia em campos desérticos, por exemplo.

No entanto, existe um problema com a energia solar. Não está disponível para todos com a mesma habilidade. A quantidade de luz solar que você recebe depende de onde você mora e de onde exatamente você está.

2. Energia Eólica

Mesmo que a energia solar seja definitivamente a número um entre as fontes naturais de energia, o vento está lentamente se tornando seu concorrente de preço. A ideia geral em torno desse fenômeno é usar a energia do vento para iniciar e girar grandes turbinas eólicas que acionam o gerador e produzem eletricidade.

Os parques eólicos são muito populares e difundidos, mas existem algumas questões ambientais que são preocupantes e precisam ser abordadas. Como eles afetam nosso meio ambiente, por exemplo? Os parques eólicos demonstraram ser perigosos para a vida selvagem, especialmente para as aves, e também existe um problema com o ruído das turbinas.

3. Energia Geotérmica

A energia geotérmica é a energia sustentável gerada no solo em que caminhamos. As partes radioativas sob a crosta terrestre aumentam a temperatura do solo. Por causa disso, a rocha quente transforma a água em seu núcleo em vapor, e o vapor faz com que as turbinas terrestres funcionem e gerem eletricidade.

Esta fonte natural é geralmente utilizada para fins domésticos ou industriais para aquecer espaços e água, mas o maior problema é o facto de não estar disponível em todo o mundo. A energia geotérmica só pode ser produzida em alguns lugares.

4. Energia de Hidrogênio

Quando falamos em energia de hidrogênio, estamos na verdade falando em energia hidrelétrica, porque dois terços da estrutura química da água são formados por esse elemento. Pode ser usado como combustível que gera eletricidade quando separado de outros elementos.

O hidrogênio é outra fonte que pode fornecer luz e calor para nossas casas, mas também pode alimentar foguetes, navios, carros e outros veículos. O melhor é que se trata de uma fonte renovável que pode ser gerada sob demanda e não deixa rastros nocivos na atmosfera.

5. Energia das Marés

A energia que a maré cria é incrível. Baseia-se na energia cinética que segue as marés que entram e saem que são convertidas em energia elétrica. As zonas costeiras são conhecidas por aproveitar melhor estes tipos de nascentes naturais.

Esta é uma das maiores vantagens da energia das marés quando vista da perspectiva dos habitantes do litoral, mas também a sua principal desvantagem, pois está restrita a certas áreas. Outra desvantagem é que parece um ótimo investimento. A energia das marés é uma fonte de energia renovável e pode produzir uma quantidade significativa de energia, mesmo nas situações de maré mais baixa.

6. Energia das Ondas

O oceano acaba sendo uma fonte enorme e diversificada de energia. Além das marés, há também a energia das ondas, que se baseia no movimento sob a superfície da água. É uma das maiores fontes de energia porque é ecológica, renovável e segura para a atmosfera.

Como as marés, ele pode ser usado em locais costeiros para que esses países não precisem depender de combustíveis comprados no exterior. No entanto, a energia das ondas tem algumas desvantagens: ela pode danificar o ecossistema marinho, interromper embarcações e é altamente dependente do comprimento de onda.

7. Energia elétrica da água

Na verdade, muitas pessoas e cidades inteiras podem depender da energia hidrelétrica. Esta fonte tem excelente desempenho. Qualquer maldito trabalho com a força da água porque é usada para ligar os geradores que então produzem eletricidade.

Dessa forma, a energia hidrelétrica fornece às usinas de energia eletricidade que qualquer um pode usar para abastecer suas casas, máquinas, veículos, etc. O maior problema com esse tipo de energia é o fato de que a maioria das barragens é velha e tecnicamente desatualizada, e é preciso muito tempo, trabalho e dinheiro para torná-las mais seguras, produtivas e atualizadas.

8. Energia de Biomassa

Os materiais orgânicos podem ser convertidos em energia de biomassa, que pode ser usada de várias maneiras. Estamos falando de plantações, árvores, plantas, aparas de madeira, resíduos de quintal e dejetos animais. Todas essas coisas podem gerar eletricidade adequada para aquecimento e cozinhar, ou usada como combustível na produção industrial.

Todo o processo é baseado na combustão de materiais de biomassa em uma câmara de combustão ou forno que produz gás quente. Esse gás então entra em uma caldeira que cria vapor, que a máquina a vapor expande para gerar energia utilizável. A desvantagem dessa fonte é que ela pode gerar uma grande quantidade de dióxido de carbono que é liberado na atmosfera.

9. Energia Nuclear

Há um grande dilema sobre quão eficiente e seguro é usar a energia atômica como fonte de energia, uma vez que resíduos perigosos são deixados nas folhas, mas o fato é que atualmente é uma das maiores fontes de energia renovável do mundo.

Essa energia é gerada graças à reação nuclear única que é então coletada e fornecida aos geradores de energia. Essa energia normalmente é usada para gerar calor por turbinas a vapor que geram eletricidade em usinas nucleares. A energia nuclear pode ser gerada por fusão nuclear, fissão nuclear e decadência nuclear.

10. Combustível Fóssil

Quando falamos sobre combustíveis fósseis, queremos dizer bobina, gás natural e petróleo. Estas são as principais fontes de energia na maior parte do mundo. O petróleo pode ser convertido em vários produtos, mas o mais popular é a gasolina, enquanto o gás natural, que não é tão popular quanto as bobinas e o petróleo, vem na forma de fonte de calor e eletricidade que dá partida nos veículos.

O motivo de tanta polêmica quanto ao uso dessas fontes naturais é o fato de que o processo de sua extração do solo e sua conversão em energia utilizável causa séria destruição e poluição do meio ambiente. Além disso, as pessoas esquecem que essas fontes são limitadas, os especialistas preveem que só poderemos usá-las por mais 100 anos.

Conclusão

Não podemos dizer com certeza absoluta qual dessas fontes de energia é a melhor para nós. Todos eles têm algumas vantagens e desvantagens. Cabe a nós julgar quais são nossas prioridades e o que faz menos ou nenhum dano ao nosso planeta.

Fontes de energia na sua casa - Infográfico

Especialistas destacam que o mais importante é mudar a forma como consumimos energia da natureza e criar um equilíbrio entre essas fontes que as torne sustentáveis.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas informações sobre as fontes de energia e quer continuar encontrando cada vez mais informações sobre material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e descubra tudo o que precisa para suas aulas num só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More