Não conheci os textos de Maria Montessori na faculdade. Ela me passou despercebida dentre os outros bons pedagogos que lá me apresentaram. Na verdade só fui conhece-la bem depois, em uma conversa com uma professora muito amável chamada Lilian Zinato, que procurei para me ajudar a montar alguns projetos escolares. Acontece que me apaixonei, hoje não apenas participo ativamente da comunidade como introduzo seus conceitos para educação em todos os seus ciclos, por incrível que pareça também o adulto. Consumo sua literatura, vejo os vídeos e assino os grupos montessorianos no facebook. Acredito que todos devem fazer o mesmo, afinal Montessori é amor e é pensando justamente em compartilhar isso com vocês que escrevi esse material. Espero que gostem! <3
Atividades
Educação Montessori
Bom, para começarmos, vou apresentar as a obra da criadora do Método Montessori, que nada mais é que o conjunto de teorias, práticas e materiais pedagógicos criados inicialmente por Maria Montessori.
Maria Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, no norte da Itália, filha única de um casal de classe média. Desde pequena se interessou pelas ciências e decidiu estudar medicina na Universidade de Roma, sendo a primeira mulher a cursar medicina na Itália, o que na época era tido como profissão de homens.
Em sua carreira clínica, direcionou-se para a psiquiatria, se interessando primeiramente por crianças com retardo mental, o que iria interferir diretamente seu futuro trabalho. Montessori começou a observar o comportamento dessas crianças e percebeu que elas respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos manuais, exercitando as habilidades motoras e trabalhando com autonomia.
Assim, graduou-se ainda em pedagogia, antropologia e psicologia, colocando suas ideias em prática na primeira Casa dei Bambini (Casa das crianças), aberta numa região pobre no centro de Roma e com crianças sem deficiência.
Aos poucos seus métodos ficaram famosos, em 1911 abandona o trabalho de médica, se dedicando completamente à Pedagogia. Em 1922, o governo a nomeou inspetora-geral das escolas da Itália, mas com a ascensão do regime fascista e o fechamento de escolas que não concordavam com Mussolini, ela decidiu deixar o país em 1934, no auge de sua carreira. Continuou trabalhando por uma educação melhor, e morreu aos 81 anos, na Holanda, em 1952.
Suas principais obras foram: Mente Absorvente, A Criança, Educação e a Paz, Em Família, Formação do Homem, Pedagogia Científica, Para Educar o Potencial Humano, Da Infância à Adolescência.
Metodologia Montessori
Montessori acreditava que, a educação é uma ferramenta que se deve buscar internamente, assim era necessário desenvolver a vontade de aprender nas crianças, desenvolvendo seu poder criativo, sua iniciativa, a independência, a disciplina interna e a confiança em si mesmo, com base nestes princípios foram elaborados seus métodos de ensino.
Ela defendia ainda, que a educação seria mais do que transmitir informações e, o objetivo da escola seria a formação integral, respeitando acima de tudo a individualidade e liberdade de cada aluno, no qual denominava como “educação para a vida”, tópicos que ela esclarecia em seu livro A Formação do Homem.
A metodologia montessoriana teve base cientifica e, ao contrário de alguns pesquisadores da área, Montessori desenvolveu um plano pratico para desenvolvimento da sua filosofia, que seriam os “planos de desenvolvimentos” infantis. Segundo seus seguidores, a evolução mental da criança acompanha o crescimento biológico e pode ser identificada em fases definidas, denominadas de autoconstrução.
O método também visa em dá total liberdade à criança, aonde as elas podem conduzir seu próprio aprendizado, e ao professor caberia acompanhá-las para desenvolver seu potencial, lembrando apenas que conforme explica
Montessori: “Não se trata de abandonar a criança a si mesma para que ela faça o que quiser, mas de lhe preparar um ambiente onde possa agir livremente”.
Nesse sentido o espaço interno que elas serão educadas tem total importância, para que elas tenham completa liberdade de se movimentar dentro de sala de aula. Nas escolas montessorianas, tudo é preparado para facilitar o desenvolvimento, a independência e a iniciativa pessoal e o ambiente, se torna parte do trabalho educacional.
Dentro desse contexto, tudo que está inserido dentro da ambiente sala de aula desempenha função primordial para a educação, pois segundo a metodologia montessoriana, todos os objetos desenvolvem a capacidade sensorial e motora das crianças, por isso a importância que tudo esteja dentro da possiblidade de ser tocado e manuseado por elas, ou seja, material sensorial. Dessa forma, deve-se se estimular essa capacidade sensorial por todas as formas do objeto (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho).
Apesar de toda a liberdade educacional defendida por essa metodologia, ela não se dispensa o papel da professora, mas suas funções são diferenciadas das escolas tradicionais. Montessori defende que, suas educadoras tenham, acima de tudo, papel de observadoras, sempre prontas para orientar e guiar, mas sem interferir no esforço individual.
“basta que ela lhes mostre para que servem: depois, pode deixar as crianças com seu trabalho. Pois o nosso objetivo não é ministrar ensinamentos, mas sim despertar e desenvolver as forças espirituais e o potencial criativo de cada um”
Segundo a OMB ( Organização Montessori do Brasil ), No Brasil o Sistema Montessori chegou pelas mãos de Joana Falce Scalco que em 1910, após uma viagem à Europa, começou a introduzí-lo no país.
Assim , após todos esses anos, seguiram diversas tentativas de implantação do Sistema Montessori, sendo que hoje, vem se tornando cada vez mais sólido e ganhando adeptos no público em geral.
O canal Lar Montessori oferece bastante material para quem quer conhecer esta filosofia da educação, e também colocar em prática o método. Veja um vídeo:
O site Pedagogia para Concurseiros também ofereceu um excelente infográfico para quem quer se informar mais rapidamente sobre o assunto:
O site Tempo Junto oferece algumas atividades maravilhosas para que pais e professores realizem com seus filhotes.
Bom, é isso, espero que vocês tenham gostado. Muita paz e luz. Até a próxima!! <3