Brincadeiras Indígenas – A corrida do Saci

5/5 - (1 vote)

Ah, a infância…. época de muitas brincadeiras e de uma criatividade única. Explorando o que há de melhor em nossa cultura, elas trazem mais alegria e diversão aos pequenos, e vários destes jogos simples podem ser aproveitados tanto por eles como por adultos. Uma delas vem diretamente da cultura indígena: trata-se da Corrida do Saci.

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

Com uma conhecida variação, como a corrida do saco vista em alguns programas de televisão, a Corrida do Saci é fácil e muito prática de se fazer, pois não é preciso materiais para sua preparação, é desafiadora pois envolve a condição do folclórico personagem, e competitiva para todas as idades. VEja como é simples.

A Corrida do Saci – O que precisa?

A Corrida do Saci Brincadeiras Indígenas - A corrida do Saci

  • Público alvo: as crianças, adolescentes e adultos que gostam de se divertir e tem fôlego suficiente para correr ao longo da brincadeira.
  • Idade: crianças à partir de 10 anos de idade e também as pessoas de idade mais avançada como os adolescentes 16, além dos adultos acima de 20.
  • Recursos: não é preciso muitos recursos. Se estiver na terra, por exemplo, basta traçar um linha nela, mas se for brincar no campo poderá usar a tinta branca para traçar a linha ou então uma corda para que se destaque.
  • Objetivo: na brincadeira A Corrida do Saci tem por objetivo que todos os competidores corram até o ponto específico com um único pé. Se a pessoa chegar primeiro que todos os outros será de fato vencedor.

Passo a passo:

  1. A brincadeira pode ser realizada por várias pessoas, sendo que a linha de largada é responsável por reuni-los e deve ter uma outra linha para marcar a chegada.
  2. Todos os participantes devem fazer a corrida com um pé só e não poderá trocar esse pé ao longo do percurso.
    Os vencedores são aqueles que chegarem mais rápido na linha de chegada.

Viu como é fácil? Para agitar uma festinha infantil, ou mesmo aquelas reuniões de família com os primos pequenos e s tios mais extrovertidos, ela é ótima pra marcar boas memórias entre as crianças e adultos.