A place where you need to follow for what happening in world cup

Atividades sobre animais para educação infantil

Conhecer os animais fará com que as crianças fiquem mais curiosas e interessadas sobre eles

0 277

Há uma enorme importância para os animais estarem no meio ambiente e se não fosse por eles, o mundo que nós conhecemos não seria como é nos dias de hoje. Por um lado é bom, mas sempre haverão problemas complicados de lidar e é por isso que devemos protegê-los.

Qual a importância das galinhas no meio ambiente?

As galinhas são onívoras e isso significa que podem se alimentar de todo tipo de coisa, diferente dos herbívoros que comem folhas verdes ou os carnívoros que comem carne. O composto químico nas fezes da ave serve como adubo para o solo, por possuir nitrogênio.

Como funciona o equilíbrio da natureza e os animais

O meio ambiente passa por algumas mudanças boas e graças aos animais presentes nela, que dispersam sementes de frutos de forma indireta, plantam novas árvores e regulam as populações de espécies. As cobras se alimentam de ratos, o que significa na diminuição das espécies dos roedores, por exemplo, uma vez que sejam invasores.

A importância dos sapos no meio ambiente

Considerado por muitas pessoas como feio e pegajoso, sapos, pererecas e rãs tem um papel necessário no meio ambiente porque se alimentam de insetos e outros animais invertebrados, servem também de alimento para diversos répteis, mamíferos e aves.

Caderno de atividades sobre animais para impressão

Este caderno foi preparado com o intuito de ensinar as crianças sobre os animais e sua importância no planeta Terra, além de mostrar várias espécies que estão em nosso meio e podem gerar curiosidade para saber mais sobre cada um deles.

Atividades sobre animais para educação infantil

A equipe do Minhas Atividades agradece a todos os professores e educadores que ensinam sobre o meio ambiente e o esforço de cuidar e nutrir as próximas gerações com uma educação de qualidade.

Colorir para descobrir a espécie

Uma das melhores maneiras de se ensinar sobre os animais é com figuras que possam ser coloridas para ajudar a memorização do aluno em fase de desenvolvimento. Para essa atividade, será necessário pintar o animal que não se encaixa no grupo apresentado.

Atividades sobre animais para educação infantil

Os gatos podem dormir entre 12 a 16 horas por dia. Isso se dá pelo fato de serem animais notívagos, e exímios caçadores de insetos ou pequenos animais, e mesmo domesticados os gatos possuem em seu instinto, a caça.

O animal faz uma visita

Assim como a atividade anterior, o aluno deverá pintar apenas o animal que não faz parte deste grupo.

Atividades sobre animais para educação infantil

Vacas são animais mamíferos que podem viver até 15 anos e pesar cerca de 700 quilos. Ao pastar, elas podem cortar a língua e mesmo assim não terão qualquer tipo de infecção. Mosquitos preferem o sangue de uma vaca ao sangue humano.

A galinha quer aprender a nadar como os patos

Para realizar esta atividade, o aluno deverá pintar o animal que não faz parte da espécie apresentada nos desenhos, funcionará da mesma maneira que as demais.

Atividades sobre animais para educação infantil

Os ovos dos patos são bem maiores que os das galinhas e seu diferencial é de poder nadar, voar e andar. Outra curiosidade legal é o fato dessas aves dormirem com metade do cérebro ligada e a outra desligada.

Ligar os animais às sombras

O aluno deve ligar os pontos que representam os animais e colorir no final da atividade.

Atividades sobre animais para educação infantil

Os ursos polares são exímios nadadores e podem nadar durante horas e horas. Foram registrados que alguns ursos nadaram até 100km sem parar.

Ligue as sombras

Assim como a atividade anterior, o aluno poderá pintar os desenhos dos animais e ligá-los diretamente às suas sombras.

Atividades sobre animais para educação infantil

Os ratos são animais pacíficos e que não atacam, apenas realizam a defesa quando encurralados ou se sentem ameaçados. Muitos ratos são espertos e bem desconfiados, além de perceber mudanças no ambiente.

Ligue os animais

A diversidade de animais deve ser apresentada aos alunos da pré-escola e fundamental, a fim de gerar novas perguntas com suas curiosidades.

Atividades sobre animais para educação infantil

Polvos podem pesar entre 3 a 40 quilos e chegam a ter três metros de comprimento. Eles tem olhos totalmente desenvolvidos e parecidos com os olhos de animais vertebrados, que ajuda a capturar seus alimentos.

Ligue os animais às suas sombras

Para finalizar a atividade das sombras, o aluno poderá pintar os desenhos e ligar cada animal em sua respectiva sombra.

Atividades sobre animais para educação infantil

Caranguejos, assim como as galinhas, são onívoros. Em brigas esses crustáceos podem perder suas garras e até as pernas. O maior de sua espécie chama-se Caranguejo-aranha-gigante, graças a sua envergadura que chega até 3,8 metros com suas patas esticadas.

Circule o animal pesado

O aluno deve circular o animal que é mais pesado e o mais leve, posteriormente poderá colorir o desenho depois de realizar a atividade.

Atividades sobre animais para educação infantil

Ao contrário do que cientistas pensavam, não existe apenas uma espécie de girafas e sim quatro. As manchas nos corpos das girafas machos tendem a escurecer com o passar do tempo. Servem também como abrigo aos pássaros, que eliminam carrapatos e se alimentam de sangue, mucosa nasal ou ocular.

Circule o animal mais leve

Cada animal possui pesos diferente e cabe ao aluno compreender e circular qual deles é o mais pesado e o mais leve. Por fim, poderá colorir.

Atividades sobre animais para educação infantil

Aves são vertebrados, ovíparos, bípedes e tem seu corpo completamente preenchido por penas de várias cores, que tornam-se fácil reconhecer suas espécies. Há 8.500 tipos de aves pelo mundo. Filhotes de pássaros quebram a casca de seus ovos no nascimento porque possuem um dente bem especial que os ajuda.

Circule o mais pesado e o mais leve

O aluno perceberá que desta vez, há uma enorme diferença entre os animais nesta imagem e ao circular o mais pesado assim como o mais leve, poderá colorir os desenhos.

Atividades sobre animais para educação infantil

Ao nascerem, Cangurus-vermelhos possuem o tamanho similar ao de uma abelha, além de nascerem 33 dias após serem fecundados. Os Canguru-vermelhos são os maiores marsupiais do mundo e na Austrália, os filhotes de canguru-vermelho são chamados de Joey.

Circule os animais

Para concluir esta atividade, cabe ao aluno circular o animal mais pesado e o mais leve. Ele pode pintar cada desenho após finalizar.

Atividades sobre animais para educação infantil

Tatus são notívagos assim como os gatos, eles dormem durante o dia e saem pela noite para caçar. Esses animais são conhecidos por comerem formigas ou cupins, porém a dieta deles é bem diversificada. É possível vê-los comer raízes ou animais bem pequenos.

Pinte os animais virados para frente

Basta o aluno pintar cada animal virado para frente ao analisar cada figura e concluir qual deles devem ser pintados de forma correta.

Atividades sobre animais para educação infantil

As ovelhas são fêmeas e os machos são chamados de carneiros e os mais novos são conhecidos como cordeiros. Existem mais de 1.400 raças de ovelhas e se adaptam de acordo com o local em que se encontram.

Pinte os animais com chifres

Alguns animais possuem acima de sua cabeça um par de chifres, que tem funções diversas de acordo com cada espécie. O aluno deve pintar os que possuírem chifres.

Atividades sobre animais para educação infantil

Bodes possuem uma higiene bem aflorada e se ver sujeiras em seu local de comida não se alimentará mais ali. Diferente das vacas que urinam e evacuam na ordenha, as cabras não tem esse tipo de problema. Os pelos desses animais são bem mais lisos que o de um carneiro. Os machos possuem chifres de até 1,2 metros e cabras também tem chifres, além da maioria dos bodes terem barba.

Pinte os animais que caminham em quatro patas

Alguns animais são bípedes ou até rastejam pelo chão, porém a maioria deles andam em quatro patas e o aluno deve colorir aqueles que andam de quatro.

Atividades sobre animais para educação infantil

Cavalos dormem deitados ou de pé e mesmo após nascerem podem começar a correr. Os que foram domesticados terão 25 anos de longevidade. Cavalos tem 205 ossos em seu esqueleto. Eles são domesticados há mais de 5000 mil anos.

Animais terrestres

Determinadas espécies de animais pertencem apenas ao mar e alguns deles podem permanecer tanto em ambiente aquático quanto terrestre. O aluno deve pintar os que não são aquáticos.

Atividades sobre animais para educação infantil

As tartarugas são bem conhecidas como aquelas que vivem por muitos e muitos anos. Algumas delas chegaram a ter mais de 100 anos. Elas tem terminações nervosas dentro do casco e há sensibilidade quando tocadas. Tartarugas são animais solitários.

Qual o animal que possui penas?

Determinadas espécies de animais não tem pelos em seu corpo, apenas as penas. O aluno deve ficar atento e marcar apenas aquele que possui penas.

Atividades sobre animais para educação infantil

Hamsters aprendem seus nomes. Os dentes do pequeno animal continuam a crescer e assim como bodes e cabras, os hamsters são higiênicos. Eles gostam de dias mais frios.

Animais com barbatanas

Animais marinhos dispõem de barbatanas e nadadeiras. O aluno deve marcar apenas o animal que possui a barbatana e pintá-lo.

Atividades sobre animais para educação infantil

O tubarão baleia é o maior do planeta Terra e pode chegar a ter 20 metros de comprimento. Existem certos animais marinhos que gostam de ameaçar tubarões, por exemplo: baleia cachalote e a orca. De forma curiosa, o tubarão é míope e para compensar esse problema, eles tem uma linha lateral que indicam mudanças na água.

Pinte a ovelha mais gordinha

Algumas ovelhas podem ser mais gordinhas e peludas, em contrapartida, outras podem ser um pouco mais magras e cheias de pelos. Será necessário que o aluno marque qual delas é a mais gordinha.

Atividades sobre animais para educação infantil

A melhor lã vem diretamente das ovelhas. São animais muito dóceis e fáceis de lidar, porém o carneiro está pronto para qualquer tipo de briga.

Complete o que falta

O aluno deve prestar bastante atenção e completar aquilo que está a faltar em cada animal das figuras abaixo. Poderá colorir ao final da atividade.

Atividades sobre animais para educação infantil

Ao contrário do ser humano que possui apenas um coração em sua anatomia, os polvos necessitam de três para que bombeiem o sangue entre seus oito braços.

Complete o que está faltando nas imagens

Para finalizar a atividade, o aluno deve observar atentamente os animais e completar o que estiver a faltar em cada um deles.

Atividades sobre animais para educação infantil

Cavalos não vomitam e não sabem respirar através da boca. Os dentes do animal não deixam de estar crescendo. Eles mostram como se sentem pelos olhos, narinas e ouvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.