A place where you need to follow for what happening in world cup

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola

A sustentabilidade é um tema importante a ser tratados com os alunos em sala de aula.

0 260

Trabalhar com a sustentabilidade na educação infantil é um trabalho não apenas dos professores, mas dos pais também. Os filhos costumam imitar os adultos como forma de aprendizagem, e ao copiar cenas como: fechar a torneira ao escovar os dentes, para lavar a mão e não jogar lixo na rua será um grande aprendizado, mas elas precisam compreender os motivos pelos quais os pais fazem-no todos os dias.

Como explicar e ensinar a sustentabilidade para crianças?

Para muitos professores e pais, esse tema pode ser muito complexo e na maioria das vezes, complicado de ser falado porque crianças podem não compreender muito bem. No entanto, é importante ter em mente de que os alunos vivem em uma sociedade e precisam entender que suas atitudes refletem diretamente na saúde do meio ambiente. Ser uma pessoa sustentável os ajudará no futuro.

Para poder explicar de maneira lúdica em sala de aula ou em casa, primeiramente pais e professores devem começar a falar sobre o uso da água. Na hora de escovar os dentes pode-se manter a torneira fechada para não desperdiçar água, bem como lavar as mãos e até tomar um banho.

Outra maneira de falar sobre sustentabilidade é quando os pais começaram a reunir os lixos de casa, portanto, explique sobre coleta seletiva e reciclagem, em como são necessários para reaproveitar objetos que para eles não tem mais utilidade. Porque por exemplo, o plástico demora cerca de 450 anos para se decompor. Evite utilizar vidro, pois tem um tempo superior a qualquer outro material. Sua decomposição demora 1.000.000 de anos para acontecer.

Entretanto, se for da vontade utilizar o vidro, lembre-se sempre de descartá-lo na lixeira correta para que possa ser reciclado em um novo objeto. Todos os lixos descartados como garrafas, isopores, vidros, podem ser reciclados.

Alguns materiais de papel na lata azul, como papel carbono, celofane, pastas suspensas, bitucas de cigarro não são reciclados. Na lata vermelha de plásticos não é possível reciclar cabos de panelas, adesivos e tomadas. Na lata amarela que corresponde aos metais, apenas esponjas de aço não podem ser reciclados. Por fim, há a lata verde que representa o vidro e não há possibilidades de reciclar espelhos, tubos de TV, óculos e louças.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola

Com base nisso, a equipe do Minhas Atividades preparou uma série de atividades para que os professores possam trabalhar como os alunos sobre sustentabilidade em sala de aula.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
A equipe do Minhas Atividades agradece todos os professores de ciências que dão o seu melhor todos os dias para ensinar as crianças. Vocês são fantásticos!

Pinte a lixeira de acordo com a legenda

O aluno deverá pintar a lixeira de acordo com a legenda e depois ligar os objetos nas lixeiras corretas. Essa é a principal atividade que lida com itens a serem reciclados e suas principais funções.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
Para saciar a curiosidade dos pequenos, o professor pode mencionar que além das latas de lixo para papel, vidro, metal e plástico, existem latas para lixos orgânicos, ou seja, restos de comida, latas brancas para lixo hospitalar, latas pretas para madeira, latas roxas para serem postos materiais radioativos, e por fim, a lata cinza que pertence aos não-recicláveis e/ou misturados.

10 ações simples para ajudar o planeta

Os alunos deverão ler os pequenos textos com 10 ações simples, mas que podem salvar o planeta Terra em que todos vivem. Por exemplo, o professor pode explicar que ao passar no supermercado para fazer compras com os pais, pode-se fazer uso de sacolas sustentáveis, ao contrário das sacolas plásticas que não são boas.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
Outra maneira de ajudar o meio ambiente, é evitar jogar lixo na rua porque pode acontecer de entupir bocas de bueiro e alagar toda a rua em épocas de muita chuva. Um conselho em sala de aula e que deve ser mencionado, é evitar de usar energia elétrica sem necessidade e deixá-la ligada sem estar presente no ambiente.

Tipos de lixo

Existem uma variedade de lixos presentes em nosso espaço, e o aluno deverá ler os enunciados para conseguir relacionar a 2° coluna com a primeira.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
Para complementar a atividade, o professor pode relembrar que existem lixos biodegradáveis, ou seja, são extremamente benéficos para a saúde do solo. Outros tipos de lixo devem ser manuseados com cuidado, como é o caso dos lixos radioativos e hospitalares.

Projeto

O projeto de atividade consiste em fazer os alunos verificarem por uma semana, as quantidades de lixo que se produz em casa. Quantos sacos de lixo, por exemplo, são postos nas lixeiras para que os funcionários da coleta peguem para levar ao lixão.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
No final, deverão contabilizar a quantidade total de sacos de lixos produzidos durante uma semana. Se tiver possibilidade desses números serem diminuídos, é importante que o professor explique como isso pode ser feito.

Coleta seletiva

O aluno deverá pintar os objetos com as respectivas cores, para compreender melhor os materiais que precisam fazer parte da coleta seletiva.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
O professor deve conscientizar o aluno de que certos materiais prejudicam não apenas a saúde do planeta, como o próprio solo e os insetos que nele vivem. Árvores, gramíneas, flores, minhocas e pequenos insetos precisam dos nutrientes que vem diretamente da terra.

Ajude o garoto

O aluno deverá ajudar o garoto a encontrar um cesto de lixo da maneira mais fácil possível. Ele precisa manter a casa limpa e organizada, mas se perdeu.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
Existem muitos centros de coleta seletiva, portanto, os pais podem atribuir o costume de levar os lixos etiquetados para lá e depositá-los em seus respectivos lugares.

Pinte

O aluno deverá pintar a garotinha que plantou um pé de árvore no jardim. A criatividade para escolher as cores será necessário.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
Muitas vezes é muito mais benéfico fazer o plantio em casa do que comprar em determinados lugares, por conta dos agrotóxicos que não fazem bem para a saúde. Os pais podem ter uma pequena horta no jardim de casa, e pedir ajuda do aluno para cultivar.

Desenhe flores

O aluno deverá desenhar flores de acordo com o numeral que cada vaso indica, e depois contornar os pontilhados com giz de cera.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
Ter flores em casa pode não ser uma tarefa fácil, porque as flores precisam de cuidados especiais. O professor poderá explicar o jeito certo de cuidar delas e o quão benéfico é mantê-las no jardim de casa, ao invés de removê-las do habitat natural.

Qual seria sua reação ao ver um rio poluído?

O aluno deverá assinalar qual seria sua reação se, por acaso, visse um rio completamente poluído, com peixes mortos e restos de comida, garrafas e afins.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
A primeira parte dessa atividade consiste em levantar uma questão muito séria: a poluição nos rios. Existe vida em rios, lagos e mares, pois são os lares de diversos animais marinhos e é importante cuidar de todos eles como se cuida da própria casa. Por fim, o aluno deverá desenhar um planeta Terra saudável.

Leia e responda

O aluno deverá ler as questões para responder corretamente todas as perguntas, e dentre elas, menciona que os seres vivos precisam de outros componentes presentes no meio ambiente para poder sobreviver. Após todos responderem, explique os motivos de todos os seres vivos necessitarem de ar e luz.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
O aluno deverá assinalar sobre o desmatamento e ter ciência de que quem causa esse tipo de problema ao meio ambiente, é apenas o ser humano. Por fim, deverá responder em poucas palavras o que é sustentabilidade, uma vez que o professor já tenha explicado.

Minha escola é assim

O aluno deverá responder perguntas sobre sua escola, como o nome da instituição, endereço e se é uma escola particular, municipal ou estadual.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
O professor deverá auxiliar os alunos para poder responder qual é a quantia exata de classes e professores. Eles deverão dizer o número certo de colegas presentes em sala de aula, dizer o nome da diretora e professor, bem como mencionar o nome de dois funcionários que trabalham na escola. Por fim, dizer o horário em que as aulas começam e terminam.

Observe as imagens

O aluno deverá observar as imagens e responder apenas com Sim ou Não. Esta atividade consiste em mostrar o que é correto e errado, na perspectiva do aluno.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
O aluno deverá responder as duas perguntas ao mencionar sobre seu comportamento dentro de sala de aula, se é um aluno comportado e organizado ou se é bagunceiro.

Vamos colorir os usos da água

O aluno deverá apenas colorir as imagens onde mostram a utilização da água pelas pessoas no dia a dia, desde tarefas básicas como escovar os dentes, até lavar o carro.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
O aluno precisa pensar em como seria interessante se cada pessoa evitasse gastar água tantas vezes por dia, apenas ao economizar e saber reutilizá-la para outras atividades domésticas.

Uso racional da água

O aluno deverá colar as figuras coloridas em cada quadrado, que mostre a utilização da água pelas pessoas durante todos os dias.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
Nos enunciados de cada quadrado, menciona como deve economizar a água e evitar gastos desnecessários e que não fazem bem para o planeta.

Recorte e cole

O aluno deverá recortar cada quadrado para poder colar no caderno e escrever o uso correto da água, como deve-se utilizar e evitar qualquer tipo de desperdício.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
Se por acaso o aluno flagrar pais que não economizam água, poderão dar um puxão de orelha, e pedir-lhes para que não desperdicem.

Boas maneiras

Por fim, o aluno deverá observar as imagens de boas maneiras, e poderá inclusive mencionar que boas maneiras podem ser utilizadas com o planeta Terra.

Atividades para trabalhar sustentabilidade na escola
Assim como a atividade anterior, o aluno deverá ler o que está escrito para compreender melhor.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.