A place where you need to follow for what happening in world cup

Atividades para aprender sobre os povos tradicionais brasileiros: plano de aula

Confira as atividades para aprender sobre os povos tradicionais brasileiros!

Compre a atividade completa em alta qualidade agora!

0 368

As atividades para aprender sobre os povos tradicionais brasileiros foram elaboradas em um plano de aula, que ajudará o aluno do ensino fundamental e médio a compreenderem determinadas questões a respeito de pessoas que ajudaram a construir o Brasil. Muito se diz que foram os emigrantes que nos deram uma enorme ajuda, porém eu digo que não, uma vez que em nosso país já houvessem povos no país.

Povos tradicionais brasileiros: quais são?

Os povos tradicionais brasileiros da época da invasão portuguesa eram os indígenas das tribos Tamoios, Tupiniquim, Tabajara e Guarani, eram grupos que viviam na parte litorânea brasileira, local este em que foi invadido por povos portugueses de Pedro Álvares Cabral, em 1500. Infelizmente, os povos tradicionais que ali viviam foram dizimados com o decorrer do tempo, outros se tornaram escravos entre 1540 a 1570, como uma forma de contornar a falta de escravos africanos no Brasil Colônia.

Além dos indígenas que aqui viviam, tivemos o negros africanos trazidos de seus respectivos lares forçosamente, pois seriam “utilizados” como escravos para servirem aos seus senhores. Infelizmente, estas pessoas sofreram muito durante um longo período, e a burguesia da época não queria que os negros fossem abolidos da escravidão, uma vez que tinham “serviçais” para usarem como quisessem.

Negros e indígenas são os dois principais povos que ajudaram a constituir o nosso Brasil, sim. Os demais emigrantes vieram por vontade própria, que é o caso de italianos, japoneses, alemães e chineses, portanto, eles não fazem parte dos povos tradicionais e originários brasileiros. Lembre-se que existe uma diferença entre povos tradicionais originários, que se refere àqueles que aqui viviam, e daqueles que apenas trouxeram a tradição de seu país e impuseram aos demais.

O Enem 2022 tratou sobre o tema povos tradicionais brasileiros

Perceba que este é o tema do Enem 2022, que foi apresentado pelo INEP na tarde de domingo, 13 de novembro. Muitos ficaram surpresos a respeito da escolha, outros não gostaram e muitos alunos acharam o tema interessante e diferente. De fato, não podemos dizer que é ruim, pelo contrário, é o melhor já escolhido dentre todas as edições da prova nacional do ensino médio e com certeza fez com que muitas pessoas refletissem sobre o tema que é pouquíssimo discutido nas escolas.

É muito raro que os alunos se peguem pensativos sobre quem seriam os povos tradicionais do Brasil, e eu não me refiro aos portugueses, ou holandeses e espanhóis, pois estes invadiram o país na época do Brasil colonial, para roubar as nossas riquezas. O aluno atual pouco conhece os nomes das tribos indígenas que estavam na época em que Portugal deu às caras no país, já que o tema é raríssimo de ser abordado nas escolas.

Compre a atividade completa em alta qualidade agora!

Lembro que na minha época de estudos, aprendíamos sobre Getúlio Vargas e pouco era falado sobre Portugal, os povos originais do Brasil, e o que realmente aconteceu neste período. A culpa é do professor de história? De forma alguma. O principal culpado nunca será o educador que deve seguir o plano de ensino exigido pela escola, principalmente se for do Estado ou Municipal.

Sugestão de atividades para aprender sobre os povos tradicionais brasileiros

O Minhas Atividades elaborou atividades para aprender sobre os povos tradicionais brasileiros, para serem trabalhadas em sala de aula com os alunos do ensino básico. Este é um conteúdo que você verá em nossa lojinha e desejamos que os seus alunos aprendam o tema da melhor forma possível.

Atividades sobre os povos brasileiros

Nas atividades para aprender sobre os povos tradicionais brasileiros, temos um caderno que fala a respeito das pessoas que aqui viviam antes de Portugal chegar, e aprenderem que o brasileiro de 2022 foi formado por causa de misturas entre duas etnias. Nenhum de nós somos brancos de verdade, como vemos em outros países sem miscigenação, que é o caso da Alemanha.

atividades sobre os povos brasileiros

Devemos observar que os negros africanos não viviam no Brasil durante a chegada de Portugal, somente os índios, conforme expliquei a vocês mais acima. Este é um dos temas do Enem que surpreendeu a muitas pessoas, já que muitos alunos tendem a se confundir com essas afirmações.

Caderno de atividades sobre os povos indígenas para 3° série

Com as atividades para aprender sobre os povos tradicionais brasileiros, temos um caderno dedicado a estudarmos a respeito dos indígenas e da época colonial. Além disso, por intermédio de um texto lúdico e bem explicativo, o aluno aprenderá a respeito das informações apresentadas no começo deste artigo.

Atividades sobre povos indígenas 3º ano

Os índios possuíam muitos costumes dos quais temos até os dias de hoje. O principal deles, mas não o mais importante, é sobre tomar banho todos os dias e era um costume que estes povos tinham, já que se banhavam nos rios para manter a higiene corporal em dia. Os Europeus não tem esse hábito, já que tendem a tomar banho com uma frequência muito baixa, que chega a ser assustador.

Atividades sobre os povos indígenas para a terceira série do fundamental I

Por intermédio das atividades para aprender sobre os povos tradicionais brasileiros, temos mais um caderno feito especialmente para tratar a respeito dos indígenas. Vemos algumas perguntas bem interessantes, que ajudarão o aluno a entender sobre este período e que fará total diferença na maneira com a qual enxerga os índios e os demais povos que habitam o Brasil de 2022.

Atividades sobre povos indígenas 3º ano

A chegada dos portugueses não foi uma boa coisa ao Brasil, uma vez que houve o extermínio de indígenas, aquisição dos bens de um povo e controle a respeito de negros africanos por muito tempo. Não é um período do qual devemos nos orgulhar, muito pelo contrário. Devemos repudiá-lo e fazer com que as demais pessoas enxerguem que esta época não houve melhoria em nada, principalmente por houverem mortes desnecessárias.

Os primeiros habitantes da América em atividades

Como uma última sugestão de atividades para aprender sobre os povos tradicionais brasileiros, temos o caderno que fala a respeito dos primeiros habitantes da América. O aluno aprenderá de forma lúdica e didática a respeito de um tema que precisa ser trabalhado regularmente nas aulas de história e geografia do ensino fundamental I e II.

atividades sobre os habitantes do continente americano

Os estudos sobre os povos originários do Brasil deve permanecer a ser feito, e aqueles que nunca estudaram sobre, podem conferir vídeo-aulas pelo YouTube que tratam do tema com riqueza de detalhes, e tornam a compreensão muito mais lúdica. Dessa forma, você, aluno que está em busca de estudar e se manter por dentro do assunto, conseguirá aprender com muito mais facilidade.

O intuito do plano de aula é falar realmente a respeito do Enem, que é uma das provas mais assustadoras aos alunos novatos e que não estão totalmente preparados para fazê-la. Eu a fiz duas vezes em 2016 (tema de intolerância religiosa) e 2018 (disseminação de fake news), e por mais que os temas tenham sido bem confortáveis para mim, acredito que o tema Desafios para a Valorização de Comunidades e Povos Tradicionais do Brasil (Enem 2022), tenha sido o melhor desde a sua primeira edição.

Atividades para aprender sobre os povos tradicionais brasileiros: plano de aula!

Se você gostou de nossas atividades para aprender sobre os povos tradicionais brasileiros para ensinar os alunos a trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.