A place where you need to follow for what happening in world cup

Atividades com o alfabeto datilológico

As atividades com o alfabeto datilológico são importantes para gerar inclusão dentro de sala de aula, e proporcionar o bilinguismo.

0 341

Os professores devem trabalhar com atividades de educação infantil que consistam em inclusão de alunos surdos, que no caso é ensinar o alfabeto, maneiras de pronunciar nomes de objetos, nomes de pessoas, etc.

Por que trabalhar com atividades sobre libras na educação infantil?

Ensinar a Língua Brasileira de Sinais significa que as escolas finalmente tornaram-se mais inclusivas, além de preparar os alunos ouvintes para interagir com colegas surdos. Por muitos anos, essas pessoas foram deixadas de lado e apenas em 2002 a LIBRAS tornou-se uma língua oficial pela lei nº 10.436/2002.  Ambas as partes aprenderão jeitos novos de falar e serão bilíngues.

Outro ponto importante a ser citado, é que pedagogos e todos os estudantes de licenciatura tem o curso de LIBRAS na grade curricular como uma matéria obrigatória! Significa simplesmente que o futuro professor terá mais do que obrigação de saber o idioma e ensinar seu aluno surdo a se comunicar através dos sinais.

Nem todo surdo é mudo

Diversas pessoas pensam que os surdos também são mudos, no entanto, o que acontece é que como eles não podem ouvir as palavras e sua fonética, optam por não dizer nada, simplesmente. O termo que todo surdo é mudo, é errado e inclusive, muitos surdos conseguem falar através de trabalhos com ajuda de um fonoaudiólogo.

Atividades com o alfabeto datilológico

Com base nisso, a equipe do Minhas Atividades preparou uma série de atividades lúdicas para ensinar todas as crianças como funciona o alfabeto datilológico, que é extremamente importante de saber.

Atividades com o alfabeto datilológico
A equipe do Minhas Atividades agradece todos os professores da educação que ensinam para as crianças a linguagem brasileira de sinais. Vocês são essenciais!

Atividade de Alfabeto em libras

O professor deverá reproduzir todos os sinais do alfabeto em libras, para que os alunos consigam compreender melhor e repeti-los.

Atividades com o alfabeto datilológico
O aluno deve compreender que, existem muitas pessoas diferentes no mundo, e diversas pessoas não compreendem com a audição, apenas ao observar os sinais reproduzidos pelas mãos.

Marque com um X todos os desenhos que correspondem a letra A

O aluno deverá marcar com um X em todos os desenhos que correspondem com a vogal A, além de reproduzir o sinal.

Atividades com o alfabeto datilológico
O professor também deve explicar como formar as palavras com ajuda do alfabeto datilológico, de modo que elas formem frases.

Marque um X nos desenhos com a vogal E

O aluno deverá fazer um X nos desenhos que correspondem com a vogal E, de modo que perceba a diferença entre o A e E.

Atividades com o alfabeto datilológico
Saber reconhecer os objetos com a vogal E, facilitará a identificação do aluno no momento de reproduzir a linguagem brasileira de sinais.

Marque com X nos desenhos que correspondem com a vogal I

Desta vez com a vogal I, o aluno deverá marcar um X em cada desenho que presente apenas e somente  a letra I.

Atividades com o alfabeto datilológico
Possivelmente é a mais fácil de ser reproduzida, uma vez que seja necessário fazer uso apenas do dedo mindinho da mão direita.

Faça um X nos desenhos que correspondem com a letra O

A próxima vogal que os alunos deverão marcar com um X em todos os desenhos que correspondem será com a letra O.

Atividades com o alfabeto datilológico
O professor deve pedir para que todos os alunos, isto é, em conjunto, reproduzam a LIBRAS com os nomes dos objetos começados com a vogal O.

Marque um X na vogal U

A última vogal é a letra U, que mostra o símbolo de dois dedos erguidos em conjunto, indicador e dedo médio. O aluno deverá marcar com um X em todos os desenhos que correspondem com a letra U.

Atividades com o alfabeto datilológico
Novamente, o professor deve exigir que os alunos reproduzam os nomes dos objetos com letra U, de modo que consigam compreender melhor como se comunicar em LIBRAS.

Atividade de circular

Para esta atividade, o aluno deverá apenas circular o que cada palavra significa nas imagens abaixo, e deverá fazer uso do alfabeto datilológico.

Atividades com o alfabeto datilológico
O alfabeto datilológico será útil na produção dessas atividades, portanto, o professor deve relembrá-los de fazer uso dele.

Circule o que representa cada imagem

O aluno deve circular os nomes que representam cada objeto contido nas imagens abaixo.

Atividades com o alfabeto datilológico
Novamente será necessário utilizar o alfabeto datilológico para que facilite a produção dessa atividade e ajude os alunos.

Pinte o que corresponde com os materiais

O aluno deverá pintar o que corresponde aos materiais escolares, deve prestar atenção ao máximo para não se confundir e pintar a imagem errada.

Atividades com o alfabeto datilológico
O professor deve explicar como falar estes sinais em libras, para que seja possível a interação com colegas surdos e tornar a atividade mais lúdica.

Atividade de pintar os lugares que frequenta com o responsável

O aluno deverá colorir apenas os lugares que costuma frequentar com seus pais ou responsável, e tentar reproduzir o sinal posteriormente.

Atividades com o alfabeto datilológico
Ensinar para os alunos como falar em LIBRAS é uma das atividades mais divertidas e relaxantes, porque elas aprenderão a compreender os colegas dentro de sala de aula e fora também.

Ligue os objetos

O aluno deverá ligar os objetos aos gestos corretos apresentados nas figuras..

Atividades com o alfabeto datilológico
Aprender a falar sobre itens que estão dentro de sala de aula, torna o aprendizado mais significativo para os alunos no geral.

Atividade de utilizar as libras para escrever o nome das coisas

O aluno deverá fazer a utilização do alfabeto datilológico para conseguir escrever o nome da fruta abaixo, e caso sinta dificuldade precisa falar com o professor.

Atividades com o alfabeto datilológico
Escrever a palavra Pêra, que representa o nome da fruta, é bem simples e posteriormente todos os alunos deverão reproduzir os sinais em conjunto.

Escreva em libras

O aluno deverá escrever o nome do caderno com os símbolos do alfabeto datilológico e com ajuda do mesmo para realizar a atividade.

Atividades com o alfabeto datilológico
Nos espaços abaixo deverão ser escritas as letras que compõem o caderno e tentar reproduzí-los em conjunto com os demais colegas.

Atividade de escrever o nome das figuras em libras

Em libras, o aluno deverá escrever o nome do boi e notarão que esta é uma palavra mais simples de ser escrita, dentre as demais.

Atividades com o alfabeto datilológico
Será fácil de mostrar seu nome através da LIBRAS com os demais colegas em conjunto.

Escreva o nome do macaco em libras

Para finalizar a parte de escrever o nome de objetos, o aluno deverá escrever em libras o nome do animal macaco nos espaços abaixo.

Atividades com o alfabeto datilológico
Por fim, os alunos poderão fazer a reprodução dos sinais que constituem o nome do animal em conjunto.

Atividade de qual é a letra?

Para finalizar a atividade do alfabeto datilológico, os alunos deverão escrever quais letras são as mostradas abaixo.

Atividades com o alfabeto datilológico

Caso elas sintam dificuldades, poderão fazer a utilização do alfabeto datilológico disponibilizado no início desta atividade.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.