Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Faça agora as melhores 10 Dinâmicas de Trabalho em Equipe

10 Dinâmicas de Trabalho em Equipe

Trabalhar em grupo hoje em dia cada vez que passa é uma atividade cada vez mais complexa a se realizar, pois a cada dia as pessoas preferem fazer tudo sozinhas e a comunicação está cada vez mais de ser trabalhada, mas com as Dinâmicas de Trabalho em Equipe isso será possível.

Conosco, você encontrará diversas dinâmicas de grupo para trabalho em equipe, para trabalhar melhor a comunicação com os demais.

Atividades

Dinâmicas de Trabalho em Equipe – Construindo um Barco

Os participantes dessa dinâmica conseguirão estabelecer uma comunicação mais efetiva entre si, mesmo que sem usar palavras.

Entenda quais são as Dinâmicas de Trabalho em Equipe - Construindo um Barco e como fazer
Ideal para desenvolver habilidades com as Dinâmicas de Trabalho em Equipe – Construindo um Barco. Reprodução: Minhas Atividades.

O trabalho em equipe nem sempre é simples dentro de uma empresa, haja vista que, em muitos casos, é necessário driblar o ego e as dificuldades dos envolvidos.

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe Construindo um Barco

  • Manual para construir um barco
  • Materiais necessários para construir um barco de acordo com a escolha dos organizadores.

Execução Dinâmicas de Trabalho em Equipe: Construindo um Barco

  1. O primeiro passo é solicitar que o grupo se divida em três equipes. Os organizadores da dinâmica devem, então, escolher três indivíduos para analisar o decorrer da atividade.
  2. Em seguida, os organizadores devem explicar para os participantes que a tarefa a ser realizada é construir um barco de acordo com instruções contidas numa folha de papel que lhes será entregue. Entretanto, cada equipe construirá um barco de tamanho diferente: pequeno, médio e grande.
  3. Nos três primeiros minutos, os profissionais não podem falar e a comunicação será feita somente por mímica. Os responsáveis por analisar o trabalho em equipe poderão observar, mas não poderão anotar nada nesse período. Então, nos três minutos seguintes somente o líder da equipe poderá se comunicar.
  4. Finalmente, nos quatro últimos minutos, todos poderão se pronunciar e dar opiniões para que o barco seja construído. Durante todo esse tempo, os observadores devem ficar atentos ao trabalho das equipes.
  5. No final da dinâmica, os observadores serão chamados para dizer se aconteceu algo fora do previsto no grupo que estavam monitorando. Os líderes serão chamados em seguida para apresentar os resultados e para que os organizadores possam definir quem se saiu melhor, vencendo a dinâmica do barco.
  6. A dinâmica do barco é trabalho em equipe e tem como objetivo fazer com que os membros do departamento participante se comuniquem com mais efetividade, percebendo que, mesmo com restrições, como não falar, ele conseguem juntos realizar uma tarefa. Os indivíduos perceberão que somente com uma comunicação efetiva, eficiente e capacidade de negociação podem realizar as principais demandas do dia a dia.

Dinâmicas de Trabalho em Equipe – Ilha do Tesouro

Reprodução: YouTube.

A Ilha do Tesouro é uma das melhores dinâmicas de grupo trabalho em equipe para motivar e melhorar o trabalho em equipe e a superação de desafios.

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: Ilha do Tesouro

  • Folhas de Jornal;
  • Caixa de Bombom.

Execução Dinâmicas de Trabalho em Equipe: Ilha do Tesouro

  1. Primeiramente, posicione uma folha de jornal aberta na extremidade de uma sala e coloque a caixa de bombons em cima – essa será a “Ilha do Tesouro”.
  2. Do outro lado, abra uma folha de jornal para cada dupla de colaboradores, uma ao lado da outra.
  3. Cada dupla deve permanecer em pé, em cima da sua folha de jornal, e precisa chegar até a “Ilha”, mas sem tocar os pés no chão, fora da folha de jornal.
  4. O jornal poderá ser movido, mas não pode ser rasgado ao meio.
  5. Estipule um tempo máximo para que a “Ilha” seja alcançada.
  6. Se alguém colocar os pés no chão ou rasgar a folha, deverá ser desclassificado da atividade.
  7. E caso mais de uma dupla chegar ao destino final, eles devem dividir entre si a caixa de bombons
  8. O segredo dessa atividade é que só é possível chegar à “ilha” se uma dupla convidar a outra para subir em sua folha de jornal, e, depois, pegar a folha vazia e colocá-la adiante. E, assim, sucessivamente, até ambas alcançarem o prêmio.
  9. Agora, se nenhuma dupla perceber essa jogada durante o período estabelecido, encerre a dinâmica e mostre como seria a resolução.
  10. Ao final, fale sobre a importância do trabalho em equipe e da criatividade para que um objetivo seja realmente alcançado.

Dinâmicas de Trabalho em Equipe – Verdade ou Mentira

Reprodução: YouTube.

Dinâmicas de Trabalho em Equipe perfeitas para mostrar o quanto os membros das equipes realmente se conhecem.

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: Verdade ou Mentira

  • Papéis;
  • Canetas;
  • Bombons.

Execução Dinâmicas de Trabalho em Equipe: Verdade ou Mentira

  1. Cada membro da equipe terá que escrever três afirmações sobre si mesmo em um pedaço de papel. Frases curtas do tipo: “eu torço para o Palmeiras”, “eu já fui picado por uma abelha”, ou “eu fiz aulas de piano”.
  2. Duas das frases devem ser mentiras e apenas uma verdadeira. Os participantes devem se esforçar para escrever frases que deixem seus colegas em dúvida.
  3. Depois de escreverem suas frases, cada colaborador deve assinalar qual é a verdadeira e esconder seus papéis no bolso ou outro local seguro.
  4. Um voluntário é chamado à frente da sala e conta suas três frases.
  5. Os demais membros do grupo discutem entre si de 3 a 5 minutos e votam, levantando as mãos, na frase que acham verdadeira.
  6. O voluntário revela se acertaram ou não e, caso tenham errado, anota a quantidade de votos errados em um flip chart ou lousa.
  7. Ao final da dinâmica de motivação de equipes de trabalho, os 3 participantes que mais conseguiram “enganar” seus colegas ganham os bombons e dividem entre si.

Dinâmicas de Trabalho em Equipe – Quem eu vou levar?

Reprodução: YouTube.

Essas Dinâmicas de Trabalho em Equipe são ótimos métodos para desenvolver a habilidade de reconhecer as qualidades do outro, além de perceber como os outras pessoas te enxergam.

Recursos Dinâmicas de Trabalho em Equipe: Quem eu vou levar?

  • Envelopes;
  • Folhas de papel;
  • Lápis;
  • Caixa de bombons.

Execução da dinâmica Quem eu vou levar?

  1. Distribua um envelope, uma folha e um lápis para cada participante.
  2. Estabeleça um tempo para que todos respondam no papel a três questões:
    • Caso você tivesse que passar um tempo em uma ilha deserta, quem do grupo você levaria?
    • Se você precisasse organizar uma festa, qual participante escolheria para ajudá-lo?
    • Caso ganhasse o prêmio de uma viagem e pudesse escolher 3 acompanhantes do grupo, quem você levaria?
  3. Deixe claro que as respostas serão confidenciais e que ninguém deve assinar as folhas.
  4. Com as perguntas respondidas, os papéis devem ser entregues dentro dos envelopes.
  5. Some um ponto para cada nome que apareceu para cada item e assinale em uma lousa ou flip chart apenas o melhor colocado de cada item.
  6. Eles receberão a caixa de bombons para dividir entre si.

Dinâmicas de Trabalho em Equipe – Desafio

Essa dinâmica de grupo é perfeita para trabalhar desafios novos, algo que muitos temem, pois estão acomodados em sua zona de conforto.

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: Desafio

  • Uma caixa de sapato;
  • Um bombom;
  • Papel;
  • Caneta.

Execução Dinâmicas de Trabalho em Equipe: Desafio

  1. Coloque uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa (no tamanho de uma caixa de sapato;
  2. Explique para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita para quem ficar com ela quando a música parar;
  3. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: “você está pronto para isso?”, “vai ter que pagar o mico viu”, “seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer,quer abrir?” ou “vamos continuar?”;
  4. Inicia a música novamente, passando novamente a caixa tendo a chance de que os participantes podem se negar a abrir, repetindo isso por mais algumas rodadas;
  5. Anuncie que é a última rodada e que agora não se pode recusar em topar o desafio, de modo que a pessoa irá se deparar com um bilhete escrito “coma-me” e um bombom embrulhado.
  6. Esta dinâmica serve para que os participantes percebam o quanto possuem medo de desafios, pois é notável como todos possuíram pressa em passar a caixa para o lado. E o mais importante de tudo, as vezes grandes desafios podem render resultados felizes.

Dinâmicas de Grupo Trabalho em Equipe – Emboladão

O objetivo dessa dinâmica é propor uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.

Reprodução: YouTube.

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: Emboladão

  • Sala ampla.

Execução da dinâmica Emboladão

  1. Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.
  2. O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.
  3. Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam).
  4. Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo “bem apertadinhos”. Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida deem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).
  5. Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: pular, passar por baixo, girar e saltar. O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta.
  6. Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!

Dinâmicas de Grupo Trabalho em Equipe – Quebra Gelo

Reprodução: YouTube.

Esta dinâmica propõe um “quebra gelo” entre os participantes.

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: Quebra Gelo

  • Sala ampla

Execução de Dinâmicas de Trabalho em Equipe: Quebra Gelo

  1. O coordenador propõe que o grupo fique de pé, de ombro-a-ombro, em círculo.
  2. Em seguida pede que todos façam 1/4 de giro para um determinado lado ficando em uma fila indiana, embora em círculo.
  3. Ao sinal o Coordenador pede que todos se assentem no colo um do outro e depois repitam para o outro lado. É bem divertido, causando muitos risos!

Dinâmicas de Grupo Trabalho em Equipe – João Bobo

Esta dinâmica propõe um “quebra gelo” entre os participantes e também pode ser observado o nível de confiança que os participantes têm um no outro:Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas.

Recursos para dinâmica João Bobo

  • Sala ampla

Execução Dinâmicas de Trabalho em Equipe: João Bobo

  1. Todos devem estar bem próximos, de ombro-a-ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fechar os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente rígido, como se tivesse hipnotizada.
  2. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente, pés pra frente, tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabeça.
  3. Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que confie nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o “João bobo”de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos devem participar ao centro.

Dinâmicas de Grupo Trabalho em Equipe – Diferenças

Essa dinâmica simples tem o poder de mostrar que todos trabalham de jeitos diferentes e que ser ninguém nunca será igual a ninguém.

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: das Diferenças

  • Papel sulfite
  • Caneta

Execução da dinâmica das Diferenças

  1. O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo.
  2. O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem tirar a caneta do papel.
  3. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode tirar o lápis ou caneta do papel.
  4. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus desenhos.
  5. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro.

Dinâmicas de Grupo Trabalho em Equipe – Auxílio Mútuo

Reprodução: YouTube.

Essa dinâmica tem como objetivo a reflexão da importância da ajuda do próximo em nossa vida.

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: Auxílio Mútuo

  • Pirulitos

Execução da dinâmica Auxílio Mútuo

  1. Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado,apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre.
  2. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda.
  3. O mediador da dinâmica,recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito!
  4. Aguarde até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado. Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito.
  5. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao outro que seremos ajudados.

Dinâmicas para trabalho em equipe: construindo um barco 

Trabalhos em equipe como a dinâmica construindo um barco, exigem uma capacidade de comunicação e uma interatividade entre os participantes muito grande.  

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: construindo um barco 

  • Orientações para construção de um barco (mapa).

Execução da dinâmica construindo um barco 

  • solicite que o grupo se divida em três equipes.  
  • O organizador da dinâmica deve escolher três indivíduos para analisar o decorrer da atividade. 
  • Em seguida, explique aos participantes que a tarefa a ser realizada é construir um barco de acordo com instruções contidas numa folha de papel que lhes será entregue.  
  • Cada equipe, no entanto, construirá um barco de tamanho diferente: pequeno, médio e grande. 
  • Nos três primeiros minutos, os profissionais não podem falar e a comunicação será feita somente por mímica, nos três minutos seguintes somente o líder da equipe poderá se comunicar e nos quatro últimos minutos, todos poderão se pronunciar e dar opiniões para que o barco seja construído.  
  • Durante todo o tempo, os observadores devem ficar atentos ao trabalho das equipes. 

No final da dinâmica, então, chama-se os observadores para relatarem se aconteceu algo fora do previsto no grupo. Em seguida, os líderes serão chamados para apresentar os resultados e para que os organizadores possam definir quem se saiu melhor, vencendo a dinâmica do barco. 

Dinâmicas para trabalho em equipe: Técnica 6.3.5 

A dinâmica da técnica 6.3.5 auxilia no surgimento de ideias criativas, ao longo de uma processo de criação, mudança.  

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: técnica 6.3.5 

  • Uma folha de sulfite. 
  • Caneta.

Execução da dinâmica técnica 6.3.5

  • Reúna um grupo de seis pessoas em torno de uma mesa para gerar ideias sobre um assunto em questão. 
  • Ofereça uma folha em branco para cada participante. 
  • Nesta folha os participantes terão que apontar três ideias curtas, porém só terão cinco minutos para escrever.
  • Passado os cinco minutos devem passar a folha ao seu companheiro , onde o processo de escrever três novas ideias será repetido em cinco minutos. 

Após o grupo completar todo o ciclo de ideias, o grupo terá 18 pontos de partida para resolver a situação.

Dinâmicas para trabalho em equipe: Os cubos solidários 

Nas Dinâmicas de Trabalho em Equipe dos cubos solidários, cada grupo deve construir um certo número de cubos de uma empresa de brinquedos. Para fazer isso, você deve dividir o grupo em três subgrupos. A intenção é trabalhar a solidariedade entre os grupos.  

Reprodução: YouTube.

Recursos para a dinâmica dos cubos solidários 

Grupo 1: 2 cartulinas, 1 régua, 2 lápizes, 3 tesouras, 1 cola.

Grupo 2: 2 cartulinas, 1 régua, 2 lápizes, 2 tesouras, 1 cola.

Grupo 3: 2 cartulinas, 2 réguas, 2 lápizes, 1 tesoura 1 cola.

Execuçao Dinâmicas de Trabalho em Equipe dos cubos solidários:

  • Divida a turma em três grupos.
  • Cada grupo deve executar 15 cubos de 5×5 em uma hora e o material que lhes foram entregues.

Deixe avisado que a qualidade dos cubos será avaliada. Esta atividade vai deixar aparente os papéis assumidos pelos diferentes membros de cada um, vemos como eles trabalham para coordenar e executar a obra para a frente. Após a dinâmica faça um debate conhecendo os pontos fortes e fracos das situações. 

Dinâmicas para trabalho em equipe:  situações e favores 

Com  a dinâmica das situações e favores, podemos avaliar a capacidade da equipe em se que utilizar da comunicação quando existe uma situação para ser resolvida. Também se pode observar a capacidade de negociação. 

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: das situações e favores 

  • Não há recursos para essa dinâmica.

Execução Dinâmicas de Trabalho em Equipe: situações e favores 

  • Dividida o grupo em pares.
  • Coloque os grupos para pensarem sem situações do serviço que terão que  ou resolver  ou ajudar. 
  •  Os casos podem ser como os seguintes: Eu devo faltar ao trabalho amanhã e eu tenho que dizer ao meu chefe. No entanto, a última vez que eu pedi me ausentar na semana passada, descobriu que a desculpa era uma mentira que eu coloquei. No entanto, amanhã é verdade e eu preciso de ausentar-me . 
  • Eu tenho um colega pedindo-me para eu ficar hoje para terminar o seu trabalho, cerca de 20-30 minutos porque tem que sair antes porque ele tem um casamento e deve ir a arranjar o cabelo. Mas a mim, não me apetece fazê-lo… 

Medir situações fictícias é um exercício que deve ser realizado constantemente. Quando estamos no meio de um dia estressante e recebemos determinados pedidos, acabamos não ajudando por não saber lidar com a situação.   

Dinâmicas para trabalho em equipe: A ilha deserta 

A dinâmica da ilha deserta a capacidade que os membros das equipes tem para exercer um papel de liderança quando há um problema de resolução de uma situação. 

Reprodução: YouTube.

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: da ilha deserta

  • Não há recursos.

Execução Dinâmicas de Trabalho em Equipe: da ilha deserta 

  • Divida o grupo em seis subgrupos.
  • Para cada grupo é dado um caso impresso.  
  • Eles devem se sentar em torno de uma mesa terão 10 minutos para resolvê-lo. 
  • O caso é o seguinte: Suponha que vocês estão em um avião e viajando para um período de férias. No entanto, acontece um acidente no avião e vocês são os únicos sobreviventes em um bote salva-vidas que está prestes a afundar pelo o peso. 
  • A poucos quilômetros vocês veem uma ilha deserta, onde se pode chegar esvaziando o bote.
  • Serão 12 objetos que deverao ser ordenados por prioridade.  
  • Peça para que os grupos realizem a classificação, primeiro individualmente e depois discutam a ordem de prioridade dos objetos até chegar a um consenso. 

A lista é a seguinte: 

  • 5 pacotes de fraldas.
  • 1 revólver sem munição.
  • 20 litros de água potável.
  • 1 maço de cigarros.
  • 1 caixa registadora com dinheiro em diferentes moedas.
  • 5 quilos de carvão.
  • Fio e ganchos.
  • Preservativos.
  • 2 garrafas de Whisky.
  • Um pára-quedas que não tem as instruções.
  • 1 isqueiro de ouro.
  • 1 espelho.

O mais importante: manter o que permita sinalizar a aeronave, tal como um espelho ou um pára-quedas; fazer fogo (isqueiro, carvão), que lhes ajuda a sobreviver (pesca, água), e aquilo com o que possam ser curados (álcool) 

Dinâmicas para trabalho em equipe: o desafio da caneta 

A dinâmica o desafio da caneta ilustra a capacidade de trabalhar em equipe, a colaboração, solidariedade, interação com a equipe.  

Reprodução: YouTube.

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: o desafio da caneta 

  • Um rolo de barbante grande. 
  • Uma caneta.
  • Uma garrafa.

Execução Dinâmicas de Trabalho em Equipe: o desafio da caneta 

  • Separe dois grupos com quantidades iguais de pessoas.  
  • Corte as partes do barbante de acordo com o número de participantes. 
  •  Depois, amarre cada um dos barbantes e coloque uma caneta amarrada na junção de cada um deles.  
  • Na sequência, as garrafas pet devem ser colocadas no chão, pra que o grupo encaixe a caneta na garrafa.

A dinâmica o desafio da caneta, pode parecer divertida, mas exige imensa concentração e trabalho em equipe. Além disso o auto grau de estratégia o alcance das metas em conjunto e com o trabalho de cada parte do grupo.

Dinâmicas para trabalho em equipe: Desenho compartilhado 

A dinâmica do desenho compartilhado quer mostrar para a equipe que o trabalho em conjunto supera todas as dificuldades.

Reprodução: YouTube.

Recursos para Dinâmicas de Trabalho em Equipe: do desenho compartilhado 

  • Folha de sulfite.
  • Lápis e caneta.

Execução Dinâmicas de Trabalho em Equipe: do desenho compartilhado 

  • Divida a turma em grupos de 5 pessoas.
  • Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e canetas coloridas.  
  • Cada participante fará uma ação de cada vez. Exemplo: o primeiro participante faz um traço, para e a próxima ação é de outro participante. 
  • Porém, os participantes terão que obedecer as seguintes características individuais:
    Participante 1 – é cego e só tem o braço direito; 
  • Participante 2 – é cego e só tem o braço esquerdo; 
  • Participante 3 – é cego e surdo; 
  • Participante 4 – é cego e mudo; 
  • Participante 5 – não tem os braços 
  • Quando os grupos estiverem prontos, comece a contar o tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem interrupção.  

Após o jogo, o facilitador deve realizar uma avaliação que abordane as dificuldades encontradas e os desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática e como conseguiram fazer acontecer o desenho e todos se divertirem com as Dinâmicas de Trabalho em Equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

Investir em atividades em sala de aula é uma das...

Para trabalhar a coordenação motora fina em sala de aula,...

Ingerir uma comida saudável é muito mais discutido entre pessoas...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

Investir em atividades em sala de aula é uma das...

Para trabalhar a coordenação motora fina em sala de aula,...

Ingerir uma comida saudável é muito mais discutido entre pessoas...

Não há no mundo quem não goste de brinquedos musicais,...

Trabalhe com as atividades para montar um mural de feliz...

Temos as melhores atividades sobre colagem de palitos para você...